Esquerdino do Sporting encanta: "Um caso raro" no futebol | OneFootball

Esquerdino do Sporting encanta: "Um caso raro" no futebol | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Leonino

Leonino

·30 December 2024

Esquerdino do Sporting encanta: "Um caso raro" no futebol

Article image:Esquerdino do Sporting encanta: "Um caso raro" no futebol

Geny Catamo foi eleito o MVP do dérbi entre Sporting e Benfica (1-0), em jogo da 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Chiquinho Conde, selecionador moçambicano e antigo jogador dos leões, destacou a importância do jogador na equipa agora liderada por Rui Borges, referindo que o atleta "tem um estilo de futebol de rua e que isso é já um caso raro" no mundo do futebol.

"Estava convencido até que ele dissesse no flash que estava habituado a jogar ali na seleção. Peço isso ao Geny porque tem essas caraterísticas. Que possa ganhar coragem, e isso num clube grande não é fácil, pois tem receio de errar e tenta fazer o mais simples, mas insisti muito com ele. Que fosse para cima deles como se estivesse em Moçambique. Digo-lhe para ir além dos outros", começou por dizer ao jornal 'A Bola'.


OneFootball Videos


"Dou-lhe sempre a liberdade de ele poder jogar no último terço do campo, fazer uma espécie de jogo de rua, ir para cima do adversário, romper um pouco com as regras. Muitas vezes existe um estilo-tipo, de régua e esquadro, de passa e vai, e ele pegou bem nesse pormenor".

"Tem esse estilo de futebol de rua e isso é já um caso raro. Confesso que me faz um pouco de confusão porque atualmente é tudo muito formatado, de toque e passe, de movimentos de rotura, e não há situações de desequilíbrio em termos individuais», disse, prosseguindo com a ideia.

"Todo o adversário já sabe que ele faz a finta para dentro para depois rematar com o pé esquerdo. Disse-lhe que teria de reinventar-se nesse aspeto e fazer o mesmo em dois tempos. Para fora e depois para dentro. E ele fez isso na primeira parte, com vários cruzamentos. A jogar ali vai ter mais chegada a área onde joga sempre na seleção. A extremo ou na posição 10. Tem tudo para crescer neste sistema. E tem essa cultura de baixar e fazer corredor todo e pode também jogar numa linha de 5 porque a tendência é ajudar na transição ataque/defesa. Mas como extremo tem mais liberdade e energia para oferecer outras soluções ofensivas", concluiu.

View publisher imprint