MundoBola Flamengo
·17 December 2024
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·17 December 2024
Fim de ano se aproximando e chegamos a tão aguardada (pelo menos por mim) Enquetona de Avaliação de Elenco. A quarta edição foi um sucesso, com média de 15 mil votos por jogador (variou entre 14.002 e 16.683). Aliás, agradeço a todos que compartilharam a pesquisa.
A escalação ideal da FlaTT joga num 443, com Rossi, Wesley, Leo Ortiz, Leo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, De La Cruz, Gerson e Arrascaeta; Luiz Araújo, Everton e Pedro.
Se preferirem uma formação mais tradicional, com apenas 11 em campo, Cebolinha sai do time pelos critérios de desempate.
Os jogadores com maior percentual em “titular” foram Gerson (98,9%), Pedro (98,6%), Leo Ortiz (97,8%), Arrascaeta (94,3%) e Wesley (93,2%). Aliás a redenção de Wesley é coisa de maluco. Foi quem mais ganhou moral de julho para cá.
Os jogadores com maior percentual em “dispensável” foram Allan (87%), Carlinhos (84,3%), David Luiz (53,6%) e Gabriel (48,8%). David Luiz e Allan, com ótima votação para “reserva importante” em julho, despencaram vertiginosamente, tal qual o Vascão da Gama de 2008, 2013, 2015 e 2020.
No caso do Cebola, recebi bastante reclamação por tê-lo chamado de Everton. Em minha defesa, é como consta no site do Flamengo. Além disso, ainda coloquei o número da camisa e o ano de nascimento.
Bem, chegou a melhor parte. Vamos aos gráficos!
A confiança em Rossi caiu, atingindo seu menor percentual de “titular”. Ainda assim, quase 3/4 da torcida o enxerga como o dono da vaga. Já Matheus Cunha entra em seu último ano de contrato visto como uma opção para o banco e nada mais.
O que falar do conto de fadas de Wesley? Nem o também lateral-direito Maurinho viveu uma reviravolta tão grande. Varela, por sua vez, entra em seu último ano de contrato com 3/4 dos votantes o enxergando como pelo menos útil.
Ayrton Lucas já havia caído após a chega de Viña e agora desceu ainda mais. O uruguaio também caiu com a chegada de Alex Sandro. Duas observações: 1) As pessoas foram orientadas a votar considerando o Viña saudável (sua previsão de retorno é jun-set/25); 2) A soma dos votos em “titular” dos 3 LEs dá 126,7. FlaTT em grande fase.
Léo Ortiz absoluto e Léo Pereira consolidado. O selecionável (!) Fabrício Bruno é bem avaliado, mas como reserva, superado pelos Léos. David Luiz mostra como futebol é dinâmico. Após uma excelente parcial em junho, despencou novamente. Por fim, Cleiton segue uma incógnita para a torcida.
Pulgar não manteve a média de 2023, mas segue bem avaliado. Evertton Araújo aparece bem cotado em sua primeira avaliação. Gerson é uma unanimidade (1,1% sãorivais avacalhando a enquete) e De La Cruz, apesar da queda, ainda é titular para 4/5 da torcida. Allan ficou com a medalha de ouro em rejeição.
Arrascaeta reina entre os meias. Lorran e Matheus são bem aquilatados, mas não como titulares. Alcaraz é visto como um reserva importante para 3/4 dos votantes.
Os atacantes têm os gráficos mais interessantes e com maior volatilidade. Pedro, todavia, segue absoluto. Luiz Araújo e Everton receberam mais votos de titularidade, mas Bruno Henrique, Michael e Plata também foram bem avaliados. Carlinhos só recebeu menos “dispensável” do que Allan. Cabe esclarecer que Gabriel entrou na brincadeira apenas para manter o padrão, mas o anúncio antecipado de sua saída pode ter influenciado a análise.
E isso é tudo.
O link da enquete está aqui:
Nos vemos na próxima enquete, em junho de 2025.