Em temporada mais eficiente da carreira, Marcos Leonardo desafia Benzema e CR7 | OneFootball

Em temporada mais eficiente da carreira, Marcos Leonardo desafia Benzema e CR7 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·26 February 2025

Em temporada mais eficiente da carreira, Marcos Leonardo desafia Benzema e CR7

Article image:Em temporada mais eficiente da carreira, Marcos Leonardo desafia Benzema e CR7

Desde o início da carreira, Marcos Leonardo demonstrou ter um faro de gol apurado. O Menino da Vila saiu do Santos com expectativa alta para o seu rendimento na Europa, mas a sua passagem acabou encurtada em Portugal. Contratado a peso de ouro no mundo árabe, o jovem atacante reencontrou o caminho do gol e já constrói a sua temporada mais eficiente da carreira.

No seu primeiro ano com a camisa do Al Hilal, Marcos Leonardo precisou de quase metade dos jogos para superar a sua temporada mais artilheira pelo Santos. No futebol saudita, o atacante soma 22 gols em 28 jogos. A marca foi atingida nesta terça-feira com a contribuição do jogador na goleada sobre o Al Kholood.


OneFootball Videos


Até então, Marcos Leonardo havia alcançado a sua melhor média anual no início da carreira no Santos. Em 2022, o Menino da Vila balançou as redes 21 vezes em 57 jogos, no seu terceiro ano no time profissional. Na temporada seguinte, o atacante repetiu o número de gols, mas precisou de apenas 49 partidas e diminuiu ainda mais a sua média.

Após as duas temporadas de destaque com o Peixe, o prodígio trocou a Vila pelo Estádio da Luz e não conseguiu ter a mesma sequência. Sob o comando do alemão Roger Schmidt, o atacante marcou sete gols em 21 jogos. Uma média de um gol a cada três partidas.

Entretanto, o brasileiro teve apenas quatro oportunidades como titular e saiu do banco nas outras 17 vezes. Sendo assim, Marcos Leonardo totalizou apenas 470 minutos em campo, ou seja, pouco mais do que cinco partidas completas para balançar as redes sete vezes.

Sem espaço em Lisboa e com uma proposta atraente, o atacante aceitou trocar o sonho europeu pela aventura no futebol árabe. Em uma transferência que girou em torno de 40 milhões de euros (R$ 250 milhões), Marcos Leonardo potencializou o setor ofensivo do Al Hilal.

Parceria com Mitrovic e oportunidade aproveitada

Inicialmente, Marcos Leonardo desembarcou nem Riad para ser a sombra de Aleksandar Mitrovic. O sérvio, dono da camisa 9, marcou 61 gols em 67 jogos desde a sua chegada no Al Hilal.

A rápida adaptação e o início inspirado de Marcos Leonardo criou uma dor de cabeça para Jorge Jesus. O técnico português passou a revezar os dois centroavantes, até encaixar uma formação com a presença da dupla.

Na primeira partida deste ano, entretanto, Mitrovic sofreu uma lesão no tendão e deu a brecha para Marcos Leonardo assumir a titularidade. O brasileiro aproveitou a oportunidade com eficiência e não deixou a torcida do Al Hilal sentir a falta do seu goleador.

Desde a ausência do sérvio, o Menino da Vila marcou 14 gols em 11 jogos pelo Campeonato Saudita e a Liga dos Campeões da Ásia. No período, o atacante somente passou em branco em duas partidas e deixou a sua marca nas outras nove.

A média superior a um gol por partida em 2025 alavancou Marcos Leonardo também a artilharia do Al Hilal na temporada, superando Mitrovic com 21 gols, contra 22 do brasileiro.

Contratado após o título da Supertaça saudita, Marcos Leonardo ainda persegue o primeiro título com o Al Hilal e o primeiro também da sua carreira. O clube comandado por Jorge Jesus segue vivo em duas frentes. Na Liga Saudita, o Al Hilal está na vice-liderança, a quatro pontos do líder Al Ittihad, de Benzema. Na Champions League da Ásia, o time saudita avançou com a melhor campanha geral e está garantido nas oitavas.

Marcos Leonardo já é candidato também a artilharia da Liga Árabe, com 15 gols, atrás apenas de Benzema e Cristiano Ronaldo, com 16 e 17 gols, respectivamente. Mas o ex-Menino da Vila precisou de menos tempo em campo para marcar - um gol a cada 94 minutos. CR7 conta ainda com seis pênaltis em sua contagem, contra apenas um o brasileiro.

Além do companheiro de ataque sérvio, Marcos Leonardo também divide a responsabilidade com uma dupla brasileira, igualmente inspirada. Com nove gols em 28 jogos, Malcom também marca presença entre os principais artilheiros do clube saudita na temporada. Recentemente, Kaio César chegou para ocupar a vaga estrangeira aberta pela saída de Neymar e, na sua estreia, mostrou o cartão de visitas.

View publisher imprint