Deus me Dibre
·18 July 2025
Em grande estilo, Kauã Prates tem atuação de gente grande

In partnership with
Yahoo sportsDeus me Dibre
·18 July 2025
A responsabilidade de assumir a lateral esquerda do Cruzeiro, na partida contra o Fluminense, no Maracanã — vaga deixada por Kaiki Bruno, suspenso pelo terceiro cartão amarelo recebido na vitória por 4 a 1 sobre o Grêmio, no Mineirão — ficou com um jovem de apenas 16 anos: Kauã Prates.
Durante os 63 minutos em que esteve em campo, o Cria da Base Celeste mostrou maturidade e personalidade, recebendo elogios até mesmo do técnico Léo Jardim, que raramente faz análises individuais:
“Bem, o Kauã é um projeto que nós temos desde há quatro meses, quando liberamos o Marlon para o Grêmio. É um menino que está a crescer dentro do nosso efetivo. Não tenho de dúvidas nenhuma, que ele, com 18 anos, já faz isto, com 20 anos, vai ser muito melhor. Se eu estivesse no Mônaco, não deixava ele chegar aos 18 anos para comprar-lo para o futebol Europeu.”
Mesmo diante de jogadores experientes, como Soteldo e Arias, Kauã teve uma atuação quase perfeita no setor defensivo. Segundo o site de estatísticas Sofascore, em seis duelos defensivos, venceu cinco. Nos passes, teve 100% de aproveitamento, acertando os quatro que tentou. Cometeu duas faltas e participou de 16 ações com a posse de bola.
O lateral-direito Fagner, 20 anos mais velho que Kauã, destacou a postura do jovem e sua disposição para aprender:
“É legal você ver um menino tão novo, com uma personalidade tão grande, de enfrentar um jogo desse, não se intimidar. Tem que dar os parabéns para ele, porque ele é um menino que procura sempre ouvir, sempre pergunta. E como eu falei para ele ali, às vezes como eu falo para o meu filho, o que eu puder passar para ele poder pegar algumas coisas antes do tempo, acho que quem tem a ganhar com isso é ele, e ele vai estar na frente dos demais. Então, eu fico muito feliz de poder ajudar de alguma forma e ver o crescimento dele no dia a dia. E tenho certeza que vai dar muitos frutos ainda para a Nação Azul.”
Quem também fez questão de elogiar a atuação segura do lateral foi o volante Lucas Silva, outro Cria da Base celeste, que conhece bem os desafios de se firmar no futebol:
“Eu fico muito feliz de ver um garoto da base assim, o Prates, gosto muito dele. Fiz questão de orientar bastante ele durante o jogo, porque a gente jogar do mesmo lado, na esquerda. Por ver um garoto da base subindo, dando conta do recado, algo que eu passei igual também e com 16 anos, a maturidade, a personalidade que ele mostrou hoje, está de parabéns, fez um grande jogo, suportou…”
E Lucas já prevê um futuro promissor — e movimentado — para Kauã Prates:
“Já é um grande ativo do clube e daqui a pouco o Cruzeiro vai vender e muito caro.”