Futebol Cearense
·11 November 2023
In partnership with
Yahoo sportsFutebol Cearense
·11 November 2023
No ano de 1996, o Estádio Castelão (que completa neste sábado, 11, 50 anos de história) foi sede de um torneio internacional de clubes, com participação de equipes Brasileiras e Alemãs.
A Copa Euro-América foi um campeonato amistoso de pré-temporada, disputado em 3 edições durante a década de 1990. Na primeira edição, ocorrida em 1991, não havia sede fixa, com partidas acontecendo em São Paulo (Canindé) e na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais (Estádio Doutor Ronaldo Junqueira). Nessa edição inaugural, o Palmeiras foi campeão.
Na segunda edição, a competição foi levada para a capital cearense. Os times de Palmeiras, Flamengo e Borussia Dortmund disputaram um triangular no maior estádio de Fortaleza.
A taça ficou com o Palmeiras. O equipe do treinador Vanderlei Luxemburgo, que entraria para a história naquele ano por conseguir marcar 102 gols no campeonato paulista, goleou o Borussia Dortmund pelo placar de 6 a 1 no gigante da Boa Vista.
Rivaldo foi o principal destaque da partida, marcando um hat-trick (3 gols). Os demais tentos alviverdes foram marcados por Elivélton e Luizão. Tretschok fez o gol de honra do Borussia Dortmund.
Na ocasião, o clube alemão era comandado pelo lendário treinador Ottmar Hitzfeld, que seria campeão da Liga dos Campeões com o time aurinegro ao fim da temporada 1996/1997 e futuramente, com o Bayern de Munique de 2000/2001.
A partida foi transmitida ao vivo pela televisão e está disponível na íntegra no canal “Acervo Palmeirense” no Youtube.
O jogo que decidiu o título, no entanto, foi o confronto entre as equipes brasileiras. O Flamengo empatara com o Borussia Dortmund por 1 a 1 e precisava vencer para ser campeão. O Palmeiras jogava pelo empate.
O rubro-negro saiu na frente com Romário, mas Rivaldo fez o gol de empate no fim da partida e garantiu o bicampeonato da Euro-América para os palmeirenses.