
Saudações Tricolores.com
·2 July 2025
“Efeito Mundial”: Quanto o Fluminense Cresceu Nas Redes Sociais Durante o Mundial de Clubes

In partnership with
Yahoo sportsSaudações Tricolores.com
·2 July 2025
Além dos prêmios milionários, os clubes brasileiros presentes na Copa do Mundo de Clubes também colhem frutos da exposição global nas redes sociais. Fluminense e Palmeiras seguem vivos na competição, enquanto Flamengo e Botafogo já deixaram o torneio. Essa presença internacional tem impulsionado o crescimento digital dos times, especialmente do Tricolor.
O Fluminense, único representante carioca nas quartas de final, enfrenta nesta sexta-feira (4) o Al-Hilal, da Arábia Saudita. O clube tricolor vem aproveitando o momento para ampliar sua presença nas redes, registrando crescimento superior a 100 mil seguidores em plataformas como Facebook, TikTok e Instagram. O desempenho digital do Tricolor em junho foi o melhor desde janeiro de 2024, logo após a conquista inédita da Libertadores.
Enquanto o Flamengo lidera o crescimento absoluto nas redes sociais entre os brasileiros — com 838 mil novos seguidores no mês de junho — e o Palmeiras vem logo atrás, o Fluminense se destaca pela regularidade e pela consolidação da sua base de fãs. O Botafogo, por sua vez, obteve o maior crescimento percentual, com aumento de 4% em junho, somando 243 mil novos seguidores.
Especialistas destacam a importância estratégica desse crescimento digital para os clubes brasileiros. “Flamengo e Palmeiras são dois bons exemplos de clubes brasileiros que utilizam as redes sociais com estratégia e planejamento. A pandemia foi um divisor de águas. Na ânsia de tentar justificar a manutenção dos contratos de patrocínio, a única entrega possível era digital, e os clubes tiveram que correr contra o relógio”, analisa Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo.
No cenário global, clubes como PSG, Real Madrid, Manchester City e Inter Miami também apresentaram crescimento expressivo nas redes sociais, independentemente do desempenho nas competições. “Esses clubes identificaram que poderiam ser geradores de conteúdo e atrações de atenção, não apenas divertindo suas torcidas, mas conquistando públicos globalmente, o que era esperado mesmo fora das finais dos principais torneios”, comenta Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil.
Para Ivan Martinho, professor de marketing esportivo da ESPM, as redes sociais são ferramentas essenciais para expandir os negócios dos clubes. “No futebol, muitas vezes os números de tamanho de torcida são estimados e superiores à base real de torcedores identificados. As redes sociais permitem que o clube se comunique diretamente com sua torcida, possibilitando ações comerciais que aumentam o valor dos patrocínios”, explica.
À medida que o Fluminense avança no Mundial de Clubes, a exposição no cenário mundial tem potencial para transformar não apenas o desempenho esportivo, mas também a presença digital e comercial do clube, fortalecendo ainda mais a marca Tricolor.
Fonte: ESPN