Leonino
·19 May 2025
Dualidade de critérios não impediu bicampeonato: Sporting e Benfica à lupa

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·19 May 2025
Sporting e Benfica tiveram diferentes critérios dos árbitros ao longo do campeonato, mas leões conseguiram conquistar 25.º título da história
|
O Sporting terminou a época com o título de bicampeão nacional mas, no critério disciplinar houve um dado que saltou à vista: os leões viram sete cartões vermelhos na Liga Portugal Betclic, enquanto o Benfica, segundo classificado, nunca jogou em inferioridade numérica.
Os verdes e brancos lideram nos cartões amarelos (63) e, num momento em que a equipa lutava pela manutenção da liderança, começaram a cair sanções mais pesadas. Entre os mais visados estão Ousmane Diomande (dois vermelhos), Morten Hjulmand (um vermelho por acumulação e nove amarelos) e Maxi Araújo (um vermelho direto), sendo que muitos desses cartões foram exibidos em lances polémicos.
O caso de Hjulmand dá que falar. Segundo dados Goalpoint, o capitão dos leões tinha, à jornada 33, 31 faltas em 28 jogos. O dinamarquês foi admoestado 11 vezes e mais de metade desses cartões nem resultaram de faltas, mas sim de protestos ou situações evitáveis.
Por sua vez, Nicolás Otamendi, central do Benfica, em 26 faltas ao longo de 30 jogos, viu apenas três amarelos, de acordo com dados anteriores à última jornada da Liga. Em Braga, o argentino ainda foi admoestado, por protestar com o árbitro Miguel Nogueira.
O Sporting terminou a edição 2024/25 da Liga Portugal Betclic no primeiro lugar, com 82 pontos acumulados, fruto de 25 vitórias, sete empates e duas derrotas. O Benfica foi vice, com 80. Já o Porto fechou o pódio, com 71 pontos somados, seguido do Braga (66).
Live
Live
Live