
Central do Timão
·11 May 2025
Dorival Júnior defende escolhas para zaga e lamenta virada sofrida pelo Corinthians no segundo tempo

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·11 May 2025
No início da noite deste sábado, 10 de maio, o Corinthians foi até o Estádio José Maria de Campos Maia, o Maião, enfrentar o Mirassol, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Após abrir o placar com Cacá, a equipe sofreu a virada e perdeu por 2 x 1, mantendo-se com dez pontos ganhos e podendo perder posições até o final da rodada.
Após a partida, o técnico Dorival Júnior atendeu a imprensa em entrevista coletiva. O treinador lamentou a derrota: “Pela segunda vez, um jogo assim na virada do tempo desarticula e desequilibra qualquer equipe. É uma situação que nós temos que corrigir, buscar uma correção rápida. Não podemos nos dar ao luxo de em duas partidas acontecerem o mesmo fato. Trabalhamos com essas colocações, inclusive no intervalo, alertamos para um retorno um pouco mais dinâmico, um pouco mais atento”
Foto: Leo Rodrigues/Central do Timão
Além disso, Dorival fez ponderações sobre o uso das categorias de base, opinou sobre o pênalti perdido por Memphis no primeiro tempo, explicou a escolha por Cacá e Félix Torres na zaga e desenvolveu seu pensamento sobre o sistema ofensivo e defensivo do Corinthians. Confira a seguir um resumo das respostas do treinador:
Precisa usar mais a base?
“Olha, acho que nós temos que ter cuidado com a base. Nós temos que, primeiro, termos uma equipe que volte a passar essa confiança ao torcedor. O que vinha acontecendo. O resultado é natural. Nós tivemos coisas ruins dentro da partida, tivemos também coisas boas. Nós estamos tendo uma posse de bola e está faltando realmente o movimento final. Temos que buscar soluções para que daqui a pouco, possamos também ter a possibilidade das conclusões. Mas o que vem (acontecendo) nesse momento, vem penalizando consideravelmente a nossa equipe.”
Pênalti perdido por Memphis
“De modo geral, tem situações que são necessárias a intervenção direta de quem comanda, não tenho dúvidas disso… quando situações voltem ou pareçam ser repetidas a todo instante, nós temos que buscar uma solução natural, um trabalho interno. Eu não exponho ninguém, jamais. O que aconteceu eu tenho certeza que o próprio Memphis está remoendo a decisão daquilo que aconteceu. Já foi muito importante em muitos momentos e às vezes tomamos uma decisão que penaliza a nossa equipe, apenas isso. Nós conversaremos com certeza, até porque tudo que nós fazemos ao longo desse processo, mostrarmos erros, corrigirmos erros, buscando uma melhora para o jogo seguinte.”
Cacá e Félix Torres titulares
“Entendo a contestação, só que preparo uma equipe sempre e busco melhorar todos os atletas que estejam no nosso grupo. Félix é um jogador de seleção equatoriana, em todas as datas FIFA que eu acompanhei fez grandes jogos, um jogador não pode ser descartado assim do dia para noite. Temos que confiar, acreditar. Cacá vem numa evolução, vem numa crescente, vem sendo importante, erros acontecem, não podemos penalizar especificamente determinados jogadores, é um erro coletivo sempre.”
Sistema ofensivo
“Tem que ser muito bem trabalhado, você tem que criar e simular sempre situações para que a equipe possa infiltrar todo o momento a partir do instante que tem essa posse de bola no campo ofensivo. O principal nós fizemos, nós tivemos a bola. O que faltou foi esse movimento final. Hoje nós tivemos o Igor (Coronado) fazendo uma boa apresentação, um jogador que tem mais ou menos as características que o Garro apresenta. Agora tudo isso tem que ser ainda melhor trabalhado para que os resultados possam ser aquele que todos nós queremos.”
Erros defensivos
“É difícil você ter um diagnóstico. De repente, no retorno da partida, em três minutos nós tivemos o Mirassol com duas oportunidades. A primeira e, logo em seguida, o gol. Nós estamos num momento em que isso está acontecendo. Um ataque é suficiente, às vezes, para que acabe dentro do nosso gol. Eu acho que nós temos que continuarmos trabalhando, melhorando os comportamentos da equipe defensivamente falando. No segundo gol, poderíamos ter tido um outro tipo de posicionamento.”
Veja mais:
Live