Dorival defende escalação alternativa do Corinthians contra Botafogo: “Derby é um jogo fundamental” | OneFootball

Dorival defende escalação alternativa do Corinthians contra Botafogo: “Derby é um jogo fundamental” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·27 July 2025

Dorival defende escalação alternativa do Corinthians contra Botafogo: “Derby é um jogo fundamental”

Article image:Dorival defende escalação alternativa do Corinthians contra Botafogo: “Derby é um jogo fundamental”
  1. Por Daniel Keppler / Redação da Central do Timão

Na noite deste sábado, 26, o Corinthians visitou o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, em duelo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após um primeiro tempo ruim, sem grandes chances criadas e onde sofreu um gol após falha defensiva, a equipe reagiu na segunda etapa com a entrada de titulares e conseguiu o empate, com gol marcado por Memphis Depay.

Após a partida, o técnico Dorival Júnior concedeu entrevista coletiva, onde respondeu a diversas perguntas dos jornalistas presentes. Um dos pontos debatidos foi a importância do próximo jogo para a equipe – nesta quarta-feira, 30, o Corinthians enfrenta o Palmeiras pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, na Neo Química Arena.


OneFootball Videos


Article image:Dorival defende escalação alternativa do Corinthians contra Botafogo: “Derby é um jogo fundamental”

Foto: Victor Almeida/Central do Timão

Foto:

“Acho que é um jogo fundamental, uma importância muito grande, é uma competição que representa muito a todos nós. Eu espero que tenhamos a equipe toda completa, em condições de poder atuar. O Yuri é um jogador que tem uma característica única na nossa elenco, é um jogador que ataca espaços como ninguém, é um jogador que nos dá profundidade. Nós ficamos dois meses sem Yuri, realmente passamos algumas dificuldades pela característica que ele tem, pelo potencial que possui e pela decisão que ele sempre apresenta.”

Para o treinador ressaltou o peso que o Derby tem e a importância de contar com o grupo completo para o duelo. “É um clássico, fase importante da Copa do Brasil, todos sabemos que as duas equipes procuraram a classificação, são resultados fundamentais para equipes que se conhecem, que se respeitam, mas que são adversários diretos. Nós não temos outro caminho, o que eu fico satisfeito é de poder estar contando nesse momento com a maioria do nosso grupo em totais condições”, disse.

O clássico foi citado, ainda, como um dos motivos pelos quais o Timão iniciou o jogo contra o Botafogo com time misto. Para Dorival, a escalação alternativa foi necessária para evitar o desgaste de jogadores importantes, permitindo uma recuperação adequada do elenco para o Derby. Ele procurou, ainda, evitar dizer que uma decisão diferente neste sentido teria influenciado no resultado no Rio de Janeiro.

“Ninguém tem essa varinha aí. Se eu tivesse essa visão, a varinha de condão de saber o que seria o correto e não. Não tem como você recuperar uma equipe dois dias e meio depois. Nós temos que ser bem realistas. O Botafogo se preparou para o nosso jogo. A Corinthians jogou um jogo pesado, um jogo disputado contra a equipe que é líder da competição no meio de semana. Dois dias e meio depois, nós estamos em campo, como muitas outras equipes. Isso não é uma desculpa. A nossa equipe sente, porque o desgaste é grande.”

Dorival prosseguiu o argumento. “Nós temos números internos que nos mostram muitas coisas e a gente tem que respeitar isso. Você não pode ir contra a ciência. Se todos nós queremos a evolução, nós temos que respeitar os dados que a ciência nos passa. E com isso, tentarmos trabalhar jogando com as peças que nós temos. Eu acho que foi uma diferença entre (o jogo) contra o São Paulo e os últimos jogos. Quando você tem uma equipe recuperada, a tendência do erro é muito menor e eu acho que quando nós qualificamos no segundo tempo a equipe deu tudo isso”, concluiu.

Veja mais:

View publisher imprint