Dois <i>palcos</i>, duas amostras: Croácia é melhor em Mundiais do que em Europeus | OneFootball

Dois <i>palcos</i>, duas amostras: Croácia é melhor em Mundiais do que em Europeus | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·26 June 2024

Dois <i>palcos</i>, duas amostras: Croácia é melhor em Mundiais do que em Europeus

Article image:Dois <i>palcos</i>, duas amostras: Croácia é melhor em Mundiais do que em Europeus

A Croácia está fora do Euro 2024. Os dois pontos conquistados não foram suficientes para integrar o lote de melhores terceiros classificados. Para grande desalento dos croatas, as desilusões em Campeonatos da Europa têm sido recorrentes, contrastando com as excelentes prestações em Mundiais.

Euro 1996. A estreia dos vatreni na prestigiante competição. O desaire pesado diante de Portugal, na fase de grupos, não ditou o 'adeus' dos comandados de Blazevic da prova, que haviam levado a melhor frente à Turquia e Dinamarca. No entanto, nos quartos-de-final, a respetiva seleção não teve capacidade de destronar o poderio germânico.


OneFootball Videos


Avançando na máquina do tempo, só em 2008 é que esta proeza foi repetida, em seis aparições. Porém, é importante realçar que nas edições mais bem sucedidas, o número de equipas era mais reduzido, levando a que não existisse a fase dos oitavos-de-final. A Croácia contabiliza, ainda, três eliminações bastante precoces, na primeira etapa das fases finais.

Nos Campeonatos do Mundo, o cenário é bem distinto... para melhor. Nas seis presenças no torneio, o xadrez chegou às meias-finais por duas vezes - 2022 e 1998. Para além disso, com Zlatko Dalic ao comando, o conjunto ainda alcançou a final do Mundial 2018, na Rússia, mas acabou por cair frente à França.

Sabendo destas discrepâncias, é percetível o acrescido descontentamento dos intervenientes pela sua própria campanha. Dois palcos, duas amostras. Resultado? As sentidas lágrimas de Luka Modric.

View publisher imprint