Divulgada tabela básica do Paulistão 2025: São Paulo tem estreia adiada, mas pode ter dois jogos no mesmo dia com pré-temporada nos EUA | OneFootball

Divulgada tabela básica do Paulistão 2025: São Paulo tem estreia adiada, mas pode ter dois jogos no mesmo dia com pré-temporada nos EUA | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: AVANTE MEU TRICOLOR

AVANTE MEU TRICOLOR

·3 December 2024

Divulgada tabela básica do Paulistão 2025: São Paulo tem estreia adiada, mas pode ter dois jogos no mesmo dia com pré-temporada nos EUA

Article image:Divulgada tabela básica do Paulistão 2025: São Paulo tem estreia adiada, mas pode ter dois jogos no mesmo dia com pré-temporada nos EUA

Tricolor terá maratona logo no início da próxima temporada (Rubens Chiri/SPFC)

RAFAEL EMILIANO@rafaelemilianoo


OneFootball Videos


A Federação Paulista de Futebol divulgou na noite desta segunda-feira (2) a tabela básica do Campeonato Paulista de 2025.

Como já havia sido antecipado pelo presidente são-paulino Julio Casares, o clube do Morumbi teve seu primeiro jogo na disputa estadual adiado por conta da pré-temporada que será realizada nos EUA.

O São Paulo viajará para Orlando em 8 de janeiro (quando se reapresentará após entrar em férias no próximo dia 9 de dezembro). A volta ao Brasil está prevista para o dia 20.

O Paulistão terá seu início no dia 15 de janeiro, uma quarta-feira. No mesmo dia está programada a partida do Tricolor contra o Cruzeiro, pela FC Series, em Orlando, na Flórida.

Neste mesmo dia estava programado para acontecer o primeiro compromisso tricolor no Estadual, diante da Inter de Limeira, no Morumbi. Esse jogo foi adiado e, por enquanto, não tem data definida para acontecer. A FPF deve agendá-lo para um dos dias reservados para a disputa da fase preliminar da Copa Libertadores. O São Paulo conseguiu a classificação direta para a etapa de grupos da disputa continental.

Conforme o AVANTE MEU TRICOLOR antecipou, a estreia do São Paulo na competição local está marcada para a segunda rodada, contra o Botafogo, em Ribeirão Preto (SP), na jornada do dia 19, um domingo.

Para esse dia, o Tricolor também entrará em campo para encarar o Flamengo, no último compromisso da FC Series.

A partir daí, após os treinos e o duelo contra o Cruzeiro, a parte do elenco que não será utilizada no jogo ante o Flamengo retorna ao Brasil para jogar o primeiro desafio pelo Paulistão.

Esse grupo será comandado provavelmente pelo auxiliar Maxi Cuberas, que eventualmente é o substituto de Zubeldía quando este está suspenso.

Eventualmente o time que joga a estreia no Paulistão poderá contar com o reforço dos meninos que jogarão a Copa São Paulo de juniores, caso não estejam mais na disputa.

A definição do elenco que será inscrito para disputar a tradicional competição de base que abre o calendário deverá acontecer só após o derradeiro jogo do Brasileirão contra o Botafogo, no próximo final de semana.

Casares ainda tentava fazer com que a FPF adiasse não só um, mas os quatro primeiros jogos do Tricolor no Paulista, visando todas as datas vagas da fase preliminar da Libertadores, mas o fato é que isso deixaria o São Paulo e a definição do seu grupo muito em cima do início das quartas de final do Estadual.

CALENDÁRIO CAÓTICO

Por causa de Palmeiras, Flamengo, Fluminense e o Botafogo, o próximo Campeonato Brasileiro será paralisado por cerca de quatro semanas por completo.

E aí que a reação em cadeia é avassaladora. Os estaduais tiveram seu início programado para a segunda semana de janeiro (dia 8) e o próprio Brasileirão terá seu fim programado para a segunda quinzena de dezembro.

Ou seja, quem não disputará a competição mirabolante bolada pela Fifa para ganhar mais dinheiro e tentar rivalizar em importância com a Liga dos Campeões da Uefa, que se lasque.

E a solução encontrada pela entidade chefiada por Ednaldo Rodrigues será a de os clubes darem apenas 15 dias de férias aos jogadores após o fim do atual Brasileirão (previsto para 8 de dezembro). O restante do período de justo descanso aos atletas seria concedido justamente na pausa forçada da principal competição nacional, em junho de 2025.

O Tricolor tentará voltar às glórias no Paulistão do próximo ano. Após sair de uma fila de títulos na edição 2021, o clube perdeu a final de 2022 para o rival Palmeiras e foi eliminado seguidamente em 2023 e 2024 nas quartas de final, ambas nos pênaltis, mesmo tendo o mando de campo.

O regulamento da competição estadual continua o mesmo dos últimos anos: os 16 clubes são divididos em quatro grupos de quatro equipes. Na primeira fase, cada clube joga em turno único contra os 12 adversários das outras chaves, sem confrontos diretos com rivais do grupo. Classificam os dois primeiros de cada grupo, que fazem o duelo em jogo único das quartas de final na casa do melhor colocado. Somente a final é eliminatória de ida e volta.

Article image:Divulgada tabela básica do Paulistão 2025: São Paulo tem estreia adiada, mas pode ter dois jogos no mesmo dia com pré-temporada nos EUA
View publisher imprint