Descoberto por Aurélio Pereira no Sporting, venceu a Liga dos Campões e presta última homenagem | OneFootball

Descoberto por Aurélio Pereira no Sporting, venceu a Liga dos Campões e presta última homenagem | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Leonino

Leonino

·10 April 2025

Descoberto por Aurélio Pereira no Sporting, venceu a Liga dos Campões e presta última homenagem

Article image:Descoberto por Aurélio Pereira no Sporting, venceu a Liga dos Campões e presta última homenagem

As cerimónias fúnebres de Aurélio Pereira realizaram-se esta quinta-feira. Depois da missa de corpo presente, o cortejo fúnebre do “Senhor Formação” passou pelo Estádio José Alvalade. Entre as muitas figuras do futebol que prestaram uma última homenagem à lenda do Sporting, Nani fez questão de marcar presença e recordou quem o “descobriu” para o futebol e alguém que “deixa muitas saudades”.

Em declarações aos jornalistas, na Praça Centenário, o ex-jogador afirmou que Aurélio Pereira “deixa uma imagem muito positiva, de uma pessoa alegre, sempre divertida”. O antigo capitão do Clube de Alvalade lembrou o carinho que o “Senhor Formação” lhe demonstrou, quando trocou o Sporting pelo Manchester United, em 2007: “Procurou-me, quis saber de mim e como estava a correr a minha experiência em Manchester. Deu-me sempre muito bons conselhos, mesmo antes de me tornar profissional no Sporting”.


OneFootball Videos


Nani recordou ainda um episódio caricato, que aconteceu quando ainda estava nas camadas jovens dos leões. Ao tomar conhecimento que alguns jogadores – entre eles o próprio Nani – tinham-se “excedido” num momento de lazer fora da Academia de Alcochete, Aurélio Pereira convocou uma reunião. Nani e os companheiros pensavam que “iam levar um raspanete”, mas enganaram-se: “Aurélio Pereira, com muita calma e serenidade, disse-nos palavras muito importantes e disse que tinha confiança de que iriamos chegar ao patamar mais alto”.

Nani - que se retirou dos relvados em dezembro passado – reconhece ainda que os conselhos “sábios” de Aurélio Pereira o livraram “de muitos problemas”, ao longo da carreira de jogador. Quando voltou ao Sporting, em 2018, para ser capitão de equipa, o “Senhor Formação” voltou a ter um papel fundamental para o ex-avançado: “Deu-me alguns conselhos sobre a minha vida mais pessoal, os meus investimentos e negócios. Ele teve a preocupação de que eu, depois de deixar o futebol, tivesse a minha vida estável. Foi muito bom para mim”.

A terminar, Nani diz que “é um dia triste”, mas a memória de Aurélio Pereira “vai ficar sempre presente, por tudo o que de bom fez e tudo aquilo que proporcionou ao futebol português. Foram muitos talentos que descobriu”. É alguém que “deixa muitas saudades e boas memórias”.

View publisher imprint