Da apresentação de CR7 à Supercopa Italiana: a história do Alawwal Park | OneFootball

Da apresentação de CR7 à Supercopa Italiana: a história do Alawwal Park | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: OneFootball

OneFootball

·3 January 2025

Da apresentação de CR7 à Supercopa Italiana: a história do Alawwal Park

Article image:Da apresentação de CR7 à Supercopa Italiana: a história do Alawwal Park

No dia 3 de janeiro de 2023, os olhos do mundo esportivo se voltaram para o Alawwal Park, com milhões de pessoas fixadas na apresentação de Cristiano Ronaldo. Esqueça o Santiago Bernabéu, Old Trafford ou San Siro – naquela noite, aquele foi o estádio de futebol mais famoso do planeta.

Desde sua apresentação, diante de uma multidão de 25.000 pessoas, Ronaldo chamou o Alawwal Park de lar como capitão do gigante da Roshn Saudi League (RSL), Al Nassr.


OneFootball Videos


This browser is not supported, please use a different one or install the app

video-poster

Após a chegada de Ronaldo à Arábia Saudita, muitos dos principais jogadores do mundo seguiram seu exemplo. Entre os companheiros que se alinharam ao lado de Ronaldo no Alawwal Park estão o defensor espanhol Aymeric Laporte, campeão da Premier League por cinco vezes com o Manchester City, e Sadio Mané, o ponta senegalês que conquistou vários troféus com Liverpool e Bayern de Munique.

O Alawwal Park, em sua curta história, já sediou algumas das maiores e mais icônicas partidas do futebol global – e continuará a fazê-lo, começando neste fim de semana com a Supercopa Italiana.

A Itália pode ter sido a primeira, mas não é a única nação de futebol de peso a levar sua Supercopa para a Arábia Saudita. A Espanha fez seu próprio acordo em 2019 para mover a Supercopa de Espanha para a Arábia, e expandiu o formato para quatro equipes, com quatro das últimas cinco edições realizadas no Reino.

A edição mais recente foi realizada no Alawwal Park há menos de 12 meses, quando um hat-trick de Vinícius Júnior levou o Real Madrid a uma vitória por 4 x 1 sobre o rival Barcelona.

Além de sediar as Supercopas italiana e espanhola, vários outros torneios e partidas memoráveis colocaram o Alawwal Park no mapa do futebol global.

Inaugurado oficialmente em maio de 2015, o estádio foi inicialmente a casa dos rivais do Al-Nassr e Al-Hilal, que foram inquilinos por três temporadas, do início de 2017/18 até o final de 2019/20.

O Al-Hilal dominou o futebol saudita na última temporada, permanecendo invicto no campeonato nacional e conquistando o triplete. Mas mesmo antes de montar o que pode ser considerado o elenco mais forte da história do futebol asiático, o Al-Hilal já era um vencedor em série, incluindo em sua passagem pelo Alawwal Park.

Article image:Da apresentação de CR7 à Supercopa Italiana: a história do Alawwal Park

📸 Yasser Bakhsh - 2024 Getty Images

O Al-Hilal conquistou o título da RSL em suas primeiras e terceiras temporadas no estádio, além da Copa do Rei – equivalente à FA Cup da Arábia Saudita – em 2020.

O local também foi palco do primeiro jogo da final da Liga dos Campeões da AFC de 2019. O Al Hilal venceu essa partida por 1 x 0 antes de garantir uma vitória por 2 x 0 em Saitama, conquistando o terceiro de seus recordes de títulos asiáticos.

Naquele mesmo mês, em novembro de 2019, o Alawwal Park recebeu duas das maiores seleções nacionais do futebol mundial para mais um capítulo de sua lendária rivalidade.

Brasil e Argentina disputaram o Superclássico des Américas de 2019 no estádio de Riade, com ninguém menos que Lionel Messi marcando o gol decisivo em uma vitória por 1 x 0, para tristeza dos brasileiros – e alegria dos argentinos!

Dois anos depois, em dezembro de 2021, outra lenda argentina, Diego Maradona, foi homenageada no Alawwal Park, em uma partida entre dois de seus antigos clubes, Barcelona e Boca Juniors. A partida foi realizada um ano após sua trágica morte e terminou com o Boca conquistando a Copa Maradona ao vencer a disputa de pênaltis por 4 x 2, após um empate de 1 x 1 no tempo regulamentar.

Outra partida notável a ser mencionada ocorreu em março do ano passado, quando os gigantes egípcios Al-Ahly e Zamalek – cuja rivalidade é comparável a qualquer outra no futebol mundial – disputaram a final da Copa do Egito no Alawwal Park. Dois gols no final da partida garantiram ao Al-Ahly a conquista da Copa pela 39ª vez.

Com o futuro do futebol parecendo promissor na Arábia Saudita, o Alawwal Park está prestes a adicionar mais capítulos à sua história. O estádio foi nomeado como um dos oito locais para a Copa da Ásia de 2027 da AFC, enquanto, claro, o maior evento esportivo do mundo chegará ao Reino em 10 anos, a Copa do Mundo.

Após a confirmação da Arábia Saudita como anfitriã do Mundial da Fifa de 2034, foi anunciado que 11 novos estádios seriam construídos para atender ao torneio.

Dentre os quatro locais existentes escolhidos para sediar partidas, o Alawwal Park foi um deles e será expandido para 46.319 lugares, significando sua importância contínua na evolução do futebol na Arábia Saudita.



📸 Yasser Bakhsh - 2023 Getty Images