Curso de João Pereira dá que falar e já se sabe o que precisa para comandar o Sporting | OneFootball

Curso de João Pereira dá que falar e já se sabe o que precisa para comandar o Sporting | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Leonino

Leonino

·15 November 2024

Curso de João Pereira dá que falar e já se sabe o que precisa para comandar o Sporting

Article image:Curso de João Pereira dá que falar e já se sabe o que precisa para comandar o Sporting

Vítima recente de uma queixa por parte da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, por ainda não ter as habilitações necessárias para atuar como técnico, João Pereira terá de ser inscrito como adjunto nas fichas de jogo. O timoneiro do Sporting ainda não concluiu o quarto nível, imprescindível para ser treinador principal no Campeonato Português. O que falta a João Pereira? O Leonino responde às questões mais importantes em relação ao assunto.

Começando pelos temas que fazem parte do currículo: prendem-se maioritariamente com a biomecânica, metodologia de treino, técnica, tática, capacidades motoras e psicologia aplicada ao futebol. Também se tratam conceitos relacionados com a arbitragem, as leis de jogo, gestão, organização e análise de jogo. O curso tem a duração de 376 horas e é lecionado sob responsabilidade direta da FPF.


OneFootball Videos


Outra questão importante é quem se pode candidatar ao curso. O curso não está aberto a toda a gente: é necessário ter mais de 24 anos à data da emissão do diploma de qualificações. É preciso ainda ter a escolaridade mínima obrigatória, o título profissional de treinador de grau três, e experiência de, pelo menos, dois anos ou duas épocas desportivas com a duração mínima de seis meses de exercício efetivo de treinador de desporto de grau três.

Há alguma exceção para treinadores que tenham sido jogadores internacionais? Para o quarto nível de treinador, não existe nenhuma exceção, e mesmo que tenha sido jogador terá de fazer o curso como todos os outros inscritos. Um antigo internacional de futebol, que tenha jogado um mínimo de oito anos num campeonato profissional, ficará apenas com o grau dois de treinador.

Por último: Quanto custa o curso? A conclusão do nível quatro do curso tem um custo a rondar os cinco mil euros. A conclusão de todos os níveis (do um ao quatro), terá um custo global a rondar os dez mil euros, pelo que esse será o valor necessário para treinar na primeira liga.

View publisher imprint