
Gazeta Esportiva.com
·19 February 2025
Corinthians defende tabu histórico contra times venezuelanos por classificação na Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·19 February 2025
Nesta quarta-feira, o Corinthians faz sua estreia na Libertadores diante da Universidad Central, em Caracas, em jogo válido pela segunda fase do torneio. O duelo, porém, vai além da classificação. A equipe do Parque São Jorge defende um tabu histórico contra times venezuelanos.
O Timão nunca foi derrotado por um clube da Venezuela em toda sua história. Foram, ao todo, nove vitórias e um empate ao longo dos 114 anos de existência da equipe. Neste período, o Corinthians marcou 33 gols e sofreu apenas seis.
O retrospecto vitorioso inclui embates contra a seleção de Caracas, Minervén, Deportivo Táchira e Deportivo Lara. A Universidad Central, por sua vez, é um adversário inédito para o time alvinegro.
A única vez que o Corinthians não saiu vitorioso diante de um venezuelano foi em 2012. Na oportunidade, a equipe empatou por 1 a 1 com o Deportivo Táchira, fora de casa. Depois, no Pacaembu, o Timão goleou o mesmo rival por 6 a 0, resultado este que embalou o elenco rumo à inédita conquista da América naquele ano.
Já o último encontro com um adversário do país sul-americano foi em 2019. O time do Parque São Jorge, na ocasião, superou o Deportivo Lara por 2 a 0, em duelo pela Sul-Americana.
Após um hiato de mais de cinco anos, o Corinthians volta a medir forças com um representante do futebol venezuelano nesta quarta-feira. O confronto com a Universidad Central está agendado para as 21h30 (de Brasília), no Estádio Olímpico de la UCV.
O duelo será disputado em partidas de ida e volta. Se o empate persistir no placar agregado, a definição será nos pênaltis. O vencedor do embate enfrentará na próxima fase o Barcelona de Guayaquil ou o El Nacional em busca de uma vaga na fase de grupos da Libertadores.
Veja o retrospecto detalhado do Corinthians contra venezuelanos: