Copinha 2025: conheça o ataque do Flamengo para a competição Sub-20 | OneFootball

Copinha 2025: conheça o ataque do Flamengo para a competição Sub-20 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·2 January 2025

Copinha 2025: conheça o ataque do Flamengo para a competição Sub-20

Article image:Copinha 2025: conheça o ataque do Flamengo para a competição Sub-20

2025 já começa com força total, e no domingo (5), o Flamengo já faz sua estreia na Copa São Paulo de Futebol Jr, popularmente conhecida como Copinha. A lista de inscritos já foi divulgada, e o MundoBola Flamengo está produzindo um material para apresentar os nomes que jogam a competição.

Já foram apresentados os goleiros e o sistema defensivo, além dos meio-campistas. É hora de conhecer as peças que o técnico Raphael Bahia terá para o seu ataque.


OneFootball Videos


Joshua

Caio Joshua, também conhecido como Joshua, é o principal nome do ataque flamenguista que fez sucesso no Sub-17 em 2024 e deve seguir brilhando na Copinha. Artilheiro da Copa Rio Sub-17 com 16 gols, ajudando Filipe Luís a vencer seu primeiro título como técnico, ainda na base, a joia teve temporada tão boa que assinou uma renovação com o Flamengo.

O clube assegurou Joshua até 2029, e sua multa rescisória subiu para 70 milhões de euros, ou seja, R$ 426 milhões. Na base do Mengão, Joshua já brocou mais de 100 gols. Seus maiores destaques em 2024 foram contra Resende, Madureira e Botafogo, marcando um hat-trick em cada um dos jogos.

Ao todo, a temporada contou com 20 gols em 26 partidas, se mostrando um goleador nato de apenas 17 anos.

Ryan Roberto

Outro nome importante para o ataque do Flamengo. Tanto que também assinou contrato em 2024, mas seu primeiro profissional, com multa de R$ 271 milhões. Além disso, soma convocações para a Seleção Brasileira de base e já é patrocinado pela Adidas.

Ryan Roberto chegou ao Flamengo em 2023 e já foi campeão da Brasil Soccer Cup Sub-15, além de ser destaque do vice na Copa 2 de Julho da categoria, com oito gols em dez partidas.

Jogador mais jovem inscrito na Copinha pelo Flamengo, Ryan Roberto tem a velocidade e o duelo no um contra um como principais características. Na grande área, ele também é letal, marcando, por exemplo, cinco gols, além de duas assistências, em apenas cinco partidas da Adidas Cup.

João Camargo

Outra opção para o ataque de Raphael Bahia é o atacante Camargo, que viu sua temporada como boa. O jogador deu declaração no meio do ano destacando principalmente a Copa Rio Sub-17 como ponto alto de sua temporada.

"Tenho trabalhado bastante buscando sempre a minha evolução. Acredito que tenho feito uma boa temporada, assim como toda a nossa equipe, conquistamos a Copa Rio. Muito feliz por tudo o que tenho vivido aqui no Flamengo em 2024 e espero viver muitos momentos especiais aqui no clube", disse.

Em 2024, Camargo marcou 11 gols em 24 partidas, uma boa marca para o centroavante, que tem boa presença de área e se destaca na pequena área, finalizando as jogadas como um centroavante de ofício.

Alan Santos

Os números de Alan Santos são menos impressionantes, mas ainda assim, marcou seis gols em 2024, e impressiona a quantidade de partidas em comparação aos outros: 36, segundo o OGol. É um nome para ficar de olho e pode agregar. Principalmente após a declaração de Filipe Luís.

Após a despedida de Gabigol, Filipe Luís apontou as características que um atacante precisa ter para substituir Gabi. Características essas que, aparentemente, Alan possui.

"Que faça gol. Muito gol, já ajuda (risos). O modelo de jogo, o DNA do clube, requer que a equipe pressione alto e pratique um jogo de imposição. É necessário ter atacantes que consigam pressionar, que possuam força, um físico privilegiado, saibam atacar o espaço, pois o time também pede um jogo vertical, e ainda tenham uma boa relação com a bola", inicia.

Na sequência, Filipe Luís aponta para Alan Santos.

"O Flamengo busca as melhores características nesse jogador. Esse atacante é o Alan do sub-17. É você, Alan (Santos)? Ficou nervoso (risos). Precisamos escolher bem esse atacante, sem pressa excessiva. Até porque temos jogadores que desempenham essa função até o retorno do Pedro", finaliza.

Bill

Aos 18 anos, Bill teve menos tempo de jogo em 2024. Foram dez jogos, marcando apenas um gol. Bill, porém, já atuou numa categoria acima dos demais, e já vinha dando opção no Sub-20 flamenguista. A amostragem é menor, mas a tendência é que o jovem ganhe minutos, principalmente com companheiros que chegam do Sub-17.

Douglas Telles

Mais um jovem de 17 anos, mas que reforça o lado do campo. Douglas atua aberto pelo lado direito, mas é canhoto. Ou seja, da nova leva de pontas que trazem a bola para jogar por dentro e chutar em gol com a perna boa da entrada da área, característica muito marcada por execução do famoso holandês Robben, por exemplo.

O estilo de jogo de Douglas é de quem jogou no futsal, se destacando no drible curto e na condução de bola próxima do pé. É um nome para ficar de olho, que fez um 2024 com impressionantes 17 gols em 31 jogos pelo time Sub-17, considerando Carioca, Brasileiro e Copa Rio da categoria. O Flamengo protegeu muito bem o atacante, colocando multa rescisória de 90 milhões de euros.

Felipe Lima

A inspiração em Bruno Henrique não é por acaso. Assim como o ídolo, o atacante de pernas longas tem a velocidade como principal característica, mas além de atuar pelos lados do campo, também se dá bem jogando centralizado, sendo uma peça coringa para o ataque de Raphael Bahia na Copinha.

No Flamengo, sempre foi ponta, mas na Seleção Brasileira Sub-17, começou a ter algumas oportunidades como centroavante e também funcionou bem. Aos 18 anos, Felipe Lima vem de uma temporada com dois gols em 36 jogos, o que não chama atenção em um primeiro momento. Mas é um nome com características importantes que pode ajudar a equipe a se aproximar do gol adversário.

Giovanni Pastri

Giovanni é mais uma jovem promessa, mas seu destaque foi maior no Sub-16, em 2023, quando foi decisivo no título da Brasil Soccer Cup, além de ser importante no Tournoi International de Football e na Liam Brady Cup.

Em 2024, foram três gols e 27 partidas, mas o estilo de jogo é de um canhoto habilidoso, com técnica que chama atenção. É mais um nome do ataque proveniente do futsal, com técnicas refinadas no salão do clube.

Lipão

O atacante Lipão é mais uma opção para o ataque do Flamengo na Copinha, mas diferente de alguns nomes da base, o jogador chegou em 2024 e vindo de um rival. O jovem atuava no Vasco, mas partiu para o lado certo do Rio de Janeiro em fevereiro do ano passado para somar cinco gols em 29 jogos.

View publisher imprint