Consultor diz que foi um português a dar chance a Rui Borges de ser campeão no Benfica - Sporting | OneFootball

Consultor diz que foi um português a dar chance a Rui Borges de ser campeão no Benfica - Sporting | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Leonino

Leonino

·9 May 2025

Consultor diz que foi um português a dar chance a Rui Borges de ser campeão no Benfica - Sporting

Article image:Consultor diz que foi um português a dar chance a Rui Borges de ser campeão no Benfica - Sporting

Rui Calafate fez a antevisão do dérbi que vai opor Benfica e Sporting. O especialista em comunicação deixa rasgados elogios a Eduardo Quaresma e diz que foi o defesa internacional sub-21 português quem deixou os leões à beira de conquistarem o bicampeonato no Estádio da Luz.

"Uma recompensa pelo trabalho árduo que o levou já a recusar propostas da Bundesliga”

“Começo por quem manteve o Sporting a depender apenas de si próprio para conquistar o bicampeonato: Eduardo Quaresma. É daqueles miúdos que nos faz acreditar que ainda há jogadores com amor à camisola”, escreveu no jornal Record. O golo decisivo frente ao Gil Vicente foi, para Calafate, uma “recompensa pelo trabalho árduo que o levou já a recusar propostas da Bundesliga”.


OneFootball Videos


No campeonato disputado ponto a ponto, Sporting e Benfica entram com 78 pontos nesta penúltima jornada. A vantagem no confronto direto pertence aos leões que venceram na primeira volta por 1-0, com golo de Geny Catamo, no jogo de estreia de Rui Borges. O técnico é também chamado à reflexão de Calafate, que defende uma abordagem calculista na Luz: “Porque é bonito passar a mensagem que os jogadores estão proibidos de pensar no empate, mas seria kamikaze para Rui Borges entrar de peito feito amanhã e a tentar pela posse de bola estrangular os encarnados logo de início. A astúcia é uma virtude, tal como saber esperar o momento certo para ferir o adversário de morte.”

Sobre o duelo que se espera no meio-campo, destaca a importância de Morten Hjulmand “Vai depender da arte turca a criação dos passes desequilibradores e a superioridade no meio-campo. E por isso antevejo um duelo fantástico, e duro, com Hjulmand que é pedra-angular do sistema verde e branco.

“O Sporting não se apetrechou devidamente no mercado de inverno"

Calafate lembra que, ao contrário do rival “o Sporting não se apetrechou devidamente no mercado de inverno e perdeu balanço com a escolha absolutamente desacertada de João Pereira”, mas reforça que a equipa está na luta pelo título com mérito. O comentador termina com um alerta para a arbitragem, mostrando reservas, mas reconhecendo que “João Pinheiro é o melhor e isso basta para ver onde chegou o estado deste sector em Portugal.”

View publisher imprint