Coluna do Fla
·11 August 2025
Conmebol toma medida drástica para acabar com cera em jogos da Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·11 August 2025
Todo torcedor que acompanha a Copa Libertadores da América sabe o que acontece quando um time está em vantagem no placar e o jogo está perto do fim: cera. Para acabar com essa ‘malandragem’, a Conmebol divulgou nota com orientações para o fim desse tempo perdido nas competições sul-americanas.
“Essas medidas serão aplicadas a todas as competições da entidade reguladora e incluem a execução rigorosa das normas em caso de atrasos desnecessários, bem como um apelo à responsabilidade e à colaboração de todos os atores do futebol: dirigentes, jogadores, comissão técnica, árbitros e torcedores”, informou a Conmebol.
“Com menos tempo perdido, haverá mais jogos. Com mais jogos, as exigências aumentam e, com isso, as partidas e torneios se tornam mais atrativos e isso beneficia clubes e Associações. Entre os principais objetivos estão: minimizar as interrupções causadas por substituições ou atendimento médico, garantir maior controle do tempo para chegar o mais próximo possível dos 90 minutos de jogo e emitir advertências para aqueles que deliberadamente atrasarem o reinício da partida”, acrescentou a Conmebol.
No futebol sul-americano quando um time está em vantagem, é comum jogadores simularem lesões. Além disso, o goleiro demora a bater tiro de meta. Por fim, se a equipe da casa está vencendo, os gandulas demoram a repor as bolas ou, até mesmo, desaparecem com o ‘instrumento de trabalho’. Portanto, após a nota da Conmebol, a expectativa é que os jogos fluam melhor a partir desta terça-feira (12), quando começam as oitavas de final da Libertadores.
Portanto, já sob novas ordens da Conmebol contra a cera, o Flamengo entra em campo nesta quarta-feira (13), pela ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América. Assim sendo, a bola rola a partir das 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, contra o Internacional.