Começou a pré-época do FC Porto: Iván Jaime no dia 1 e André Franco lidera os dispensados | OneFootball

Começou a pré-época do FC Porto: Iván Jaime no dia 1 e André Franco lidera os dispensados | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·11 July 2025

Começou a pré-época do FC Porto: Iván Jaime no dia 1 e André Franco lidera os dispensados

Article image:Começou a pré-época do FC Porto: Iván Jaime no dia 1 e André Franco lidera os dispensados

Iván Jaime destacou-se como a grande novidade na lista de jogadores que se apresentaram esta manhã no Olival para dar início à pré-época do FC Porto, marcando uma nova fase no clube.

O treinador italiano está a ajudar a reavivar a ambição do talentoso espanhol, uma vez que os seus sistemas táticos preferidos, como o 4x3x3 ou o 4x2x3x1, incluem espaço para um número 10. Esta é, sem dúvida, a posição de origem de Iván Jaime, que, após a saída de Fábio Vieira para o Arsenal, vê um plantel com cada vez menos jogadores com essas características raras.


OneFootball Videos


Diferentemente do que se passava com Sérgio Conceição e, posteriormente, com Vítor Bruno, que colocavam Iván Jaime na ala esquerda, exigindo-lhe movimentações interiores, com Farioli, o criativo tem a oportunidade de se fixar na posição que lhe é mais confortável, onde se destacou no Famalicão, o que levou o FC Porto a contratá-lo.

Com 24 anos, Iván Jaime ambiciona recuperar o sorriso de forma consistente, mas para se manter no plantel do FC Porto, terá de demonstrar claramente o seu valor ao novo treinador desde o início. O técnico também se mostrou interessado em vê-lo em ação. Chegado ao Dragão no verão de 2023, Iván Jaime não conseguiu afirmar-se na sua temporada de estreia e foi afastado da equipa no final, em desacordo com Sérgio Conceição. Vítor Bruno recuperou o jogador na temporada seguinte, onde Iván Jaime teve um início promissor, com golos e assistências, mas foi perdendo espaço e, na janela de transferências de janeiro, foi emprestado ao Valência. O clube está interessado em mantê-lo emprestado na nova temporada, mas Iván Jaime está determinado a aproveitar esta nova oportunidade e a afirmar-se no Dragão.

Franco lidera as dispensas

André Franco é a principal baixa no início da preparação do FC Porto para a temporada 2025/26. O médio está na lista de dispensas e não se apresentará para os treinos com Francesco Farioli. O médio não é o único na mesma situação. Segundo informações do nosso jornal, Samuel Portugal também foi dispensado de se juntar ao trabalho. Para além de se encontrar lesionado, o guarda-redes está a finalizar a sua saída do FC Porto.

Já fora do plantel principal, Fábio Cardoso e Baró estão emprestados a Al Ain e Basileia, respetivamente. Nenhum deles foi convocado para o primeiro dia de trabalho de Farioli, com o central possivelmente a ter mais alguns dias de férias, uma vez que terminou o Mundial de Clubes mais tarde do que os dragões.

View publisher imprint