
Gazeta Esportiva.com
·5 May 2025
Com hat-trick sobre o Inter, Yuri Alberto se torna o maior artilheiro do Corinthians no século

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·5 May 2025
No último sábado, Yuri Alberto escreveu mais um capítulo marcante de sua trajetória no Corinthians. Com um hat-trick na vitória por 4 a 2 sobre o Internacional, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, o camisa 9 chegou a 68 gols com a camisa alvinegra e se isolou como o maior artilheiro do clube no século XXI.
Desde que chegou ao clube, em 2022, Yuri disputou 178 partidas, com uma média de 0,38 gol por jogo. Isso representa um gol a cada 2,6 partidas — números que o colocam como referência ofensiva da equipe. O atacante vive grande fase em 2025 e promete ser peça fundamental no elenco agora comandado por Dorival Júnior.
Com os três gols diante de seu ex-clube, Yuri deixou para trás Ángel Romero, agora vice-líder da lista, com 67 gols. No entanto, o paraguaio também segue no atual elenco e ainda pode retomar a ponta. Jô, outro ícone da história recente corinthiana, fecha o pódio com 65 tentos marcados ao longo de três passagens.
O top-5 ainda inclui Dentinho, com 55 gols, revelado pelo próprio Corinthians e destaque no final dos anos 2000, e Paolo Guerrero, com 54, eternizado pelo gol do título mundial de 2012. Na sequência, aparece Gil, atacante que atuou entre 2000 e 2005 e balançou as redes 53 vezes com a camisa alvinegra.
Na sétima e oitava colocações aparecem Liedson e Jadson, com 50 gols cada, mas o primeiro aparece à frente por registrar um aproveitamento maior. Liedson teve duas passagens importantes pelo clube e foi um dos protagonistas no título brasileiro de 2011, enquanto Jadson brilhou nas conquistas nacionais de 2015 e 2017.
O argentino Tévez, mesmo com uma rápida passagem, figura em nono, com 46 gols e papel decisivo no Brasileirão de 2005. Róger Guedes fecha a lista, com 43 gols. O atacante foi destaque entre 2021 e 2023, antes de se transferir para o futebol do Catar.
Com apenas 24 anos, Yuri tem potencial para ampliar ainda mais sua marca e seguir cravando seu nome entre os grandes da história do Corinthians. Com o jovem atleta à disposição, o Timão volta aos gramados nesta terça, às 21h30 (de Brasília), quando recebe o América de Cali, na Neo Química Arena, pela terceira rodada da fase de grupos da Sul-Americana.