Jogada10
·7 March 2025
Clubes apoiam Palmeiras após caso de racismo na Libertadores Sub-20

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·7 March 2025
Em vez de comemorar a vitória por 3 a 0 sobre o Cerro Porteño, no Paraguai, pela Libertadores Sub-20, o Palmeiras precisou lidar com mais um caso de racismo no futebol. Afinal, os jogadores do clube sofreram ofensas da torcida adversária nesta quinta-feira (6).
Assim, clubes brasileiros se solidarizaram com o caso dos atletas do time alviverde, entre eles Luighi, que deu uma entrevista história após a partida. Aliás, os rivais Santos, São Paulo e Corinthians também se uniram ao Palmeiras contra o racismo. Confira abaixo algumas mensagens.
O duelo também ficou marcado por um gesto racista contra jogadores do Verdão. Aos 34 minutos do segundo tempo, a transmissão da Conmebol flagrou um torcedor com uma criança no colo rente ao alambrado imitando gestos de macaco em direção a Figueiredo, que saía do campo após substituição.
Após o apito final, Luighi também foi alvo de atos racistas e avisou à arbitragem. O duelo ficou interrompido por alguns minutos. Na entrevista pós-jogo ainda no gramado, Luighi não conteve o choro e desabafou.
“Você não vai perguntar sobre o ato de racismo que fizeram comigo. Até quando a gente vai passar por isso? Até quando? O que fizeram comigo foi um crime. Você ainda vai perguntar sobre o jogo mesmo? A Conmebol vai fazer o que sobre isso, a CBF, sei lá quem… Não ia perguntar sobre isso, né?! O que fizeram comigo foi um crime. Aqui é formação. A gente tá aprendendo aqui”, disse, com a voz embargada.