Clássico mineiro: diretor do Cruzeiro critica escolha de árbitro e Atlético responde | OneFootball

Clássico mineiro: diretor do Cruzeiro critica escolha de árbitro e Atlético responde | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Mercado do Futebol

Mercado do Futebol

·27 August 2025

Clássico mineiro: diretor do Cruzeiro critica escolha de árbitro e Atlético responde

Article image:Clássico mineiro: diretor do Cruzeiro critica escolha de árbitro e Atlético responde

A bola ainda não rolou para o clássico mineiro das quartas de final da Copa do Brasil, mas nos bastidores o clime já é quente entre Cruzeiro e Atlético. Isso tudo por conta da escolha da arbitragem por parte da CBF para o primeiro duelo, na Arena MRV, nesta quarta (27).

O diretor de futebol do Cruzeiro, Paulo Pelaipe, revelou insatisfação com a escolha da CBF em ter Ramon Abatti Abel como árbitro central do primeiro duelo. Ao portal Central da Toca, Pelaipe disse que viu com preocupação a escolha e a classificou como “infeliz”.


OneFootball Videos


“Acompanhei com muita preocupação o nome do senhor Ramon Abatti Abel para o comando da arbitragem do clássico desta quarta-feira. Foi uma infeliz indicação da comissão de árbitros da CBF. O Cruzeiro, ao longo da temporada, foi prejudicado em vários jogos. Esperamos que a partida seja decidida no campo de jogo, sem influência da arbitragem e do VAR”, disse o diretor de futebol.

Do outro lado da moeda, o Atlético retrucou a declaração. CSO de futebol do Galo, Paulo Bracks afirmou que a declaração do diretor do clube rival é uma tentativa de pressionar a arbitragem. Além disso, chamou a postura de Paulo Pelaipe de “arcaica”.

“É arcaico demais fazer pressão via imprensa prévia ao clássico. Tomara que não haja erro nem para um lado e nem para outro. Aliás, Atlético e Cruzeiro têm o dever de contribuir pra isso também, não só dentro de campo”, respondeu Paulo Bracks.

Problemas com a arbitragem

Em 2025, tanto Atlético quanto Cruzeiro reclamaram da arbitragem. Mais recentemente, por exemplo, foi o Galo quem reclamou da escalação de um árbitro para uma partida. O jogo em questão foi o duelo da Copa do Brasil contra o Flamengo, que Raphael Claus apitou. Na ocasião, o presidente do clube, Sérgio Coelho, demonstrou preocupação.

“Claus é um grande árbitro Fifa, muito qualificado. Está entre os melhores do futebol brasileiro. Mesmo assim, não ficamos satisfeitos com a indicação dele para apitar o primeiro jogo da Copa do Brasil. Nos últimos jogos, ele já errou muito contra o nosso clube. Ficamos preocupados e insatisfeitos com a indicação”, disse o mandatário.

No início do ano, em partida pelo Campeonato Mineiro entre as duas equipes, foi a vez do Cruzeiro reclamar. O questionamento na partida da primeira fase é que Lyanco deveria ter sido expulso por pisar no braço de Dudu, antes de Gabigol ter levado vermelho por acertar o rosto do zagueiro rival com o braço. De lá pra cá, o clube celeste já fez duas representações na CBF contra possíveis erros de arbitragem contra a Raposa no Brasileirão.

View publisher imprint