Chuvas no Sul: CBF cobra posicionamento urgente de clubes sobre pausa no Brasileirão | OneFootball

Chuvas no Sul: CBF cobra posicionamento urgente de clubes sobre pausa no Brasileirão | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·11 May 2024

Chuvas no Sul: CBF cobra posicionamento urgente de clubes sobre pausa no Brasileirão

Article image:Chuvas no Sul: CBF cobra posicionamento urgente de clubes sobre pausa no Brasileirão

Paralisação ou não do Brasileiro é o grande debate no momento nos bastidores da CBF


A tragédia no Rio Grande do Sul causou um grande ponto de interrogação no futuro do futebol brasileiro. Afinal, só os times gaúchos devem paralisar os jogos ou todos as equipes devem seguir o mesmo caminho? Neste sábado (11), a CBF exigiu uma resposta imediata dos clubes, cobrando posicionamento de cada um sobre a situação.

Assim, considerando que a CBF é a entidade organizadora de diversos outros campeonatos, encaminhamos o presente ofício para os clubes filiados às Federações Estaduais e ao DF, para que se posicionem, de forma expressa e em caráter de urgência, sobre paralisação recomendada pelo Ministro do Esporte”, diz ofício enviado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).


OneFootball Videos


CBF TRANSFERE RESPONSABILIDADE

Na última sexta-feira (10), durante a convocação da Copa América, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, deu uma declaração que vai de encontro ao ofício emitido pela entidade neste sábado (11). Na ocasião, o dirigente disse que a confederação não tem um “poder supremo” e que desejava o posicionamento dos clubes sobre a situação.

Toda decisão com relação a uma competição — começar, ter, suspender, prorrogar, adiar —, a CBF vai discutir de maneira conjunta com os clubes. O poder da CBF não é um poder supremo e absoluto. É um poder limitado. A gente respeita muito todos os segmentos do Governo, porém toda a construção do futebol brasileiro está num Conselho Técnico de clubes, isso envolve todas as competições. Tem que reunir o Conselho Técnico — disse Ednaldo Rodrigues.

Quando define uma competição, a CBF faz reuniões de Conselho Técnico da Série A, da B, da C, da D e das competições de base. Se pede uma paralisação, nós vamos dar conhecimento a cada clube, a cada série desses clubes, para que eles possam se posicionar com relação ao documento do Ministério do Esporte. E a partir daí, se for necessário, reunir o Conselho Técnico para que eles possam deliberar. “Olha, podemos parar toda a competição?” — acrescentou o presidente da CBF.

CENÁRIO ATUAL

No momento, os jogos dos times gaúchos estão suspensos por 20 dias. Ou seja, Grêmio, Internacional e Juventude não jogarão até o fim do mês de maio. O Flamengo teria um duelo com o clube de Renato Gaúcho, em 25 ou 26/05, mas o encontro não tem data para acontecer. Várias cidades do Rio Grande do Sul ainda estão inundadas, e a volta à vida ‘normal’ no estado ainda está longe de acontecer.

AJUDA DO FLAMENGO

Para ajudar as vítimas das chuvas, o Flamengo vai disponibilizar alguns locais de recolhimento de doações neste sábado (11), das 13h às 16h, no Maracanã, antes do jogo com o Corinthians. Os pontos serão nos portões 1, 9 e 3A, que estão, respectivamente, na Avenida Rei Pelé, Rua Eurico Rabelo e Rua Mata Machado.

Dentro de campo, o Manto Sagrado vai estampar, no local do patrocinador master, um pix para ajudar a vítimas. Ou seja, no espaço destinado para a Pixbet, estará escrito sos@acaocidadania.org.br. Além disso, na partida do feminino, contra o Fluminense, na segunda-feira (13), no Luso-Brasileiro, os pedidos são para doações de três litros de água.

VEJA O OFÍCIO NA ÍNTEGRA:

No dia 10/05/2024, a CBF recebeu ofício encaminhado pelo Ministro do Esporte, André Luiz Carvalho Ribeiro (…), por meio do qual sugeriu a paralisação do Campeonato Brasileiro de Futebol na temporada de 2024.

Nesse contexto, a CBF respondeu o referido documento por meio do ofício PRE número 817/2024.

Assim, considerando que a CBF é a entidade organizadora de diversos outros campeonatos, encaminhamos o presente ofício para os clubes filiados às Federações Estaduais e ao DF, para que se posicionem, de forma expressa e em caráter de urgência, sobre paralisação recomendada pelo Ministro do Esporte.

Aproveitamos a oportunidade para apresentar os nossos protestos de mais elevada estima e consideração”.

View publisher imprint