MundoBola Flamengo
·19 August 2025
CBF investe na chegada do impedimento semiautomático ao futebol em 2026

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·19 August 2025
Em entrevista ao programa Seleção Sportv, o presidente da CBF, Samir Xaud, declarou que o impedimento semiautomático será adotado em 2026 no futebol brasileiro.
"Investimento alto que a CBF vai fazer. Ano que vem teremos, sim, o impedimento semiautomático. Queremos dar início a essa ferramenta. Estamos trabalhando."
O presidente esclareceu que já foram realizados encontros com árbitros a respeito da tecnologia empregada na Copa do Mundo de Clubes. A ferramenta possibilita a reconstrução em 3D do lance, ajudando os árbitros em decisões complicadas de impedimento.
"Estamos trabalhando para que máquinas e árbitros atuem juntos, garantindo mais precisão nas partidas."
O custo previsto é de R$ 100 mil por partida, abrangendo 12 câmeras especiais e diversas instalações. O VAR tradicional custa mais de R$ 20 mil por jogo, excluindo a tecnologia de ponta.
"Será no Brasileiro e na Copa do Brasil, nas principais competições da CBF".
Além do sistema semiautomático, a CBF apoia o projeto Arbitragem Sem Fronteiras, que visa igualar os árbitros de todos os estados.
"Já fizemos quatro encontros com árbitros das Séries A e B, e seguimos ministrando cursos".
A CBF começou a conversar com a Conmebol sobre mudanças na forma como o Brasil participa da Libertadores. A ideia é transformar as duas vagas da fase preliminar em uma sexta vaga que já entra direto na fase de grupos. A entidade acredita que essa mudança ajudaria a aliviar a agenda do futebol brasileiro.
Atualmente, o Brasil tem sete vagas na principal competição da América do Sul, que são distribuídas por diferentes critérios. Além das duas partidas preliminares, quatro times participam do Campeonato Brasileiro e um na Copa do Brasil. Nos últimos anos, um oitavo representante passou a surgir ao conquistar a própria Libertadores.
Apesar de as negociações estarem avançando, ainda não há uma previsão de quando essa mudança pode acontecer. A CBF reconhece que alterações no calendário levam tempo e não podem ser feitas de uma hora para outra. Até agora, a única novidade oficial foi a redução do número de datas dos estaduais em 2026.
Live
Live
Live
Live