Jogada10
·12 May 2025
Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·12 May 2025
Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira. A CBF anunciou a contratação do italiano na manhã desta segunda-feira (12/5). Ele vai deixar o Real Madrid, onde trabalha desde 2021, para assumir o comando da pentacampeã mundial. O treinador deve começar o seu trabalho com a Canarinho já na próxima Data-Fifa.
“Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro”, disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
Aliás, segundo o The Athletic, o italiano deve começar a trabalhar pela CBF no dia 26 de maio. O treinador deve se reunir com Rodrigo Caetano, coordenador geral das Seleções Masculinas, e Juan, coordenador técnico para definir os convocados para a próxima Data-Fifa, que acontece entre os dias 2 a 10 de junho.
No dia 5 de junho, o Brasil encara o Equador, fora de casa, pelas Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026. Já no dia 10 de junho, às 21h45, a Canarinho enfrenta o Paraguai na Neo Química Arena. A Seleção Brasileira está em quarto lugar na tabela de classificação, com 21 pontos.
O italiano, aliás, era um sonho antigo da CBF. Desde a saída de Tite, Ednaldo Rodrigues já tinha Carlo Ancelotti como seu favorito para assumir a Seleção Brasileira. Contudo, ainda no comando do Real Madrid, o treinador não tinha garantido que iria comandar a Canarinho.
A expectativa da entidade era que o italiano assumisse para a Copa América de 2024. Assim, Fernando Diniz chegou ao comando da Seleção Brasileira de forma interina. Entretanto, o título da Champions League pelo Real Madrid, fez com que Ancelotti renovasse seu contrato com o clube merengue e frustrasse a CBF.
Assim, Dorival Júnior chegou, mas os resultados não ajudaram o novo comandante a se estabelecer. Neste meio tempo, Ancelotti começou a ver seu trabalho ser questionado no Real Madrid. Desta forma, as conversas com a CBF voltaram a esquentar, mas o Real Madrid impediu o acerto desta vez.
Após uma segunda negativa, Ancelotti, enfim, se acertou com a entidade brasileira, que conseguiu a liberação do Real Madrid. O clube espanhol já tem Xabi Alonso como substituto e, por isso, não impediu a saída do italiano.
Hoje com 65 anos, Carlo Ancelotti tem no currículo de treinador os seguintes clubes: Reggiana, Parma, Juventus, Milan, Chelsea, Paris Saint-Germain, Bayern de Munique, Napoli, Everton e Real Madrid.
Nesta trajetória, ele soma cinco títulos da Champions League, dois pelo Milan e três pelo Real Madrid (técnico mais vencedor da competição).