MundoBola Flamengo
·9 July 2025
Caio Ribeiro faz balanço da participação brasileira na Copa do Mundo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·9 July 2025
Com a eliminação consumada do Fluminense na Copa do Mundo de Clubes, ao perder para o Chelsea nesta terça-feira (8), nenhum time brasileiro segue na disputa pelo título mundial. Outros três estiveram por lá: Flamengo, Palmeiras e Botafogo — e Caio Ribeiro fez um balanço das participações.
O Flamengo pegou o adversário mais difícil logo de cara nas oitavas, o Bayern de Munique, e acabou eliminado. O Botafogo também caiu nesta fase, mas ao ser derrotado pelo Palmeiras.
Nas quartas, então, o time paulista caiu para o Chelsea, que também eliminou o Fluminense para garantir uma vaga na final. Vale lembrar que o time inglês foi dominado pelo Flamengo na fase de grupos e perdeu por 3 a 1.
Com as participações dos brasileiros devidamente encerradas, o ex-jogador e hoje comentarista Caio Ribeiro fez um balanço sobre as participações dos quatro clubes no torneio dos Estados Unidos.
"O saldo é positivo. A torcida fez uma grande festa e que acreditou que os brasileiros poderiam ir longe. Existe sim uma diferença de investimento, mas a diferença é menor do que a gente imaginava", analisou Caio Ribeiro na Globo.
E o jornalista ainda aproveitou para destacar que os brasileiros nunca adotaram o discurso do técnico do Chelsea, Enzo Maresca, que disse que o time inglês estava muito mais desgastado que os brasileiros.
A análise do treinador leva em consideração os jogos desde o início da temporada europeia, o que significa que os times daqui atuaram mais no período.
Além de ter sido corrigido na coletiva, já que a fala não corresponde à verdade, o treinador da equipe britânica também foi rebatido por Caio nesta terça.
O jornalista lembrou que os brasileiros estão acostumados a disputar o Mundial Interclubes, que acontece no fim do ano, em fim de temporada. Por outro lado, os europeus estão chegando à metade, o que dá uma vantagem natural. E isso nunca foi usado como desculpa nas derrotas, apontou.
"Não existe aquele abismo, não. 'Ah, mas eles estão em final de temporada'. Sempre foi ao contrário, e a gente nunca usou como desculpa", complementou o jornalista.
Com a página da Copa do Mundo de Clubes virada, o Flamengo já treina pensando na 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, o Mais Querido retoma a disputa do torneio nacional contra o São Paulo, no Maracanã, a partir das 16h30 (horário de Brasília).