Clube Atlético Mineiro
·18 July 2025
Bucaramanga x Atlético: coletiva de imprensa com Cuca

In partnership with
Yahoo sportsClube Atlético Mineiro
·18 July 2025
O Atlético venceu o Bucaramanga por 1 a 0, pela ida dos playoffs da Copa Sul-Americana, na Colômbia. O técnico Cuca concedeu entrevista coletiva de imprensa para avaliar o resultado importante para o Galo. A coletiva está na íntegra na Galotv H2bet e você confere, abaixo, a transcrição completa das perguntas e respostas.
Pergunta: Um resultado importante, o que você pode falar sobre o planejamento da partida e o desfecho dela? Qual a sua avaliação?
Cuca: “É um jogo que estava muito difícil, no começo do jogo, entender a partida. Nós tivemos essa dificuldade no começo. O adversário veio marcando forte lá na frente, acostumado com tudo, empolgação da torcida, habitat natural, 20 e tantos anos que não disputa torneio internacional. Equipe organizada que nos trouxe problemas, principalmente quando a gente perdia a bola. Tínhamos um meio de campo com um buraco. Por ali, eles criaram oportunidades, ainda que a gente tenha criado também, eles foram melhores do que nós no primeiro tempo”.
“No segundo tempo, infelizmente, perdemos um jogador logo de cara. O Franco levou o segundo amarelo. Sabíamos que ele tinha o primeiro amarelo, mas não dava para fazer a substituição. O Scarpa também tinha amarelo. Ficamos com um a menos e, por incrível que pareça, a equipe se assentou melhor em campo, não deu mais contra-ataques ao adversário. Numa jogada que tivemos o contra-ataque, sofremos o pênalti que nos deu o gol da vitória. Fomos resilientes, soubemos sofrer, o que é normal, com um jogador a menos. Coisas boas que temos que enaltecer. Acabamos o jogo com três meninos entrando em uma fogueira, que foram o João Marcelo, o Rômulo e o Ivan Román. Eles entraram bem. Estão treinando nesse setor e, no momento que precisou, eles entraram bem e saímos felizes com a vitória”.
Pergunta: O Bucaramanga tem uma proposta ofensiva. O que você pode falar da equipe local?
Cuca: “Nos trouxeram muitas dificuldades, equipe intensa e rápida. O centroavante que prende bem a bola, com os extremos rápidos, um camisa 10 maravilhoso, como joga, que pena que tem 36 anos. Conseguiram tratar bem a bola, fizeram boa partida, nos trouxeram muitos problemas, principalmente na primeira etapa. O confronto está aberto, todavia, e temos que ter muito cuidado no jogo de volta”.
Pergunta: Na parte extracampo que você participa, o Galo está buscando reforços? Tem a situação de uma possível saída do Rubens… O salário foi colocado em dia. O que você tem a dizer?
Cuca: “Eu podia vir aqui agora e falar um monte de coisa que, com certeza, nenhuma delas seria benéfica para o Atlético. Nesse momento de dificuldade, temos que ter união. Não podemos ter um, dois ou três Atléticos. Somos um só na vitória e na derrota, na luta que o hino fala. A gente tem controlado e feito a gestão da melhor forma possível. Perdemos um jogador que faz falta, mas não adianta reclamar. Se perdeu, houve um motivo. Não posso ir contra os diretores. Eu, como funcionário, acabaria criando uma divisão. Pelo contrário, temos que unificar”.
“Se precisou vender, temos que entender. Infelizmente, não temos na base um para colocar no lugar dele e fazer. Temos que corrigir isso também. Hoje, criei o Rômulo, o Ivan.. E como fico feliz com isso! Temos que ter essa parceria não só na hora boa. Vamos fazer esses meninos crescerem, não sei se vamos ser campeões, ou segundo, terceiro lugar. Mas nós vamos jogar sempre no nosso limite, como eles fizeram hoje e na Bahia. Lá, o rendimento foi melhor que o resultado, e hoje foi o contrário. Temos que unificar e enfrentar juntos os problemas que o Clube vive. Temos que cuidar do Galo, que é o que estamos fazendo”.
Pergunta: Se ganhou e leva uma vantagem mínima. Porque a partida foi tão difícil e no que o Bucaramanga te surpreendeu hoje?
Cuca: “Me surpreendeu no início da partida, muito veloz, jogando e marcando forte, diferente das outras partidas que vimos. Jogaram pelas laterais, com criatividade. Na segunda etapa, entendemos melhor a partida, mesmo com um jogador a menos. Soubemos controlar a partida. Claro que vão falar que ficamos muito atrás, mas é normal do futebol quando se tem um jogador a menos, jogando de visitante, numa competição difícil. Se a gente incomodou o pessoal assim, pedimos desculpas e prometemos que vamos jogar mais tempo com a bola nos pés”.
Pergunta: Mais um caso lamentável no intervalo ali, revolta dos jogadores do Atlético. Sua palavra em relação ao ato de racismo contra o Caio…
Cuca: “Isso aí já é chover no molhado, tem acontecido sempre. Dessa vez fico surpreso, porque o povo colombiano é muito parecido com o brasileiro, é similar em quase tudo. A gente se dá tão bem. A gente vai na Argentina e tem essa rivalidade enorme. Com o povo colombiano, nos damos tão bem. Me estranhou esse movimento que houve. Quem fez terá que arcar com as consequências até que, num dia, isso acabe”.
Foto: Pedro Souza/Galo
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico