Zerozero
·16 May 2025
Bruno Lage: «Estamos muito confiantes que podemos vencer e ainda ser campeões»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·16 May 2025
O Benfica joga este sábado em Braga a última jornada da Liga Portugal Betclic. Bruno Lage fez a antevisão do encontro e afastou sempre a ansiedade sobre o que pudesse acontecer em Alvalade, no encontro entre Sporting e Vitória SC. O técnico do Benfica revelou confiança em conseguir festejar o título de campeão.
Dificuldade do jogo com o SC Braga: «É um adversário muito competente. O SC Braga tem feito uma segunda volta muito boa, só um treinador como o Carlos Carvalhal se podiam reinventar, depois do mercado de janeiro que tiveram. Vai ser um desafio muito díficil, mas tenho muita confiança na forma como vamos jogar, tal como a motivação de entrar neste jogo com a possibilidade ser campeão. Estamos muito confiantes que podemos vencer e ainda ser campeões, mas com a consciência que não dependemos apenas de nós.»
Lema de Bruno Lage para a derradeira jornada: «Temos de ter a concentração e a motivação no que controlamos, que é vencer. É isso que nos interessa. Temos de fazer a nossa parte num campo difícil.»
Lesão de Aursnes e ouvidos em Alvalade: «O Aursnes foi um toque ligeiro. Não está disponível para este jogo e acreditamos muito, por várias razões, pela forma como recupera, que pode estar disponível na Taça. A informação mais importante para a esta jornada foi a que fomos passando ao longo da semana. Há que continuar a trabalhar e entender muito bem o nosso adversário, o que temos de fazer em termos de organização defensiva e ofensiva, e depois estarmos concentrados no jogo. De nada adianta mudar o estado de espírito dos jogadores.»
Há um Bruno Lage diferente? «A minha promessa é sempre de trabalho. Quando falei da história, não me estava a referir apenas a títulos, mas sim à capacidade de trabalho e ao que fizemos. Independentemente de termos mais títulos, acredito que a história tem sido diferente. Acho que as pessoas, ao dia de hoje, sabem o treinador que têm, tal como a equipa técnica. As pessoas lá fora verificam o trabalho que fizemos e isso deixa-me de consciência tranquila. Tenho a total noção de que o que vale e o que conta é vencer o campeonato, quer para dentro, quer para os adeptos.»
Impacto do empate no dérbi e balanço da época: «Esta não é a altura para fazer qualquer tipo de balanço. Ainda temos essa possibilidade de sermos campeões. O balanço será feito na devida altura. Reação do grupo? Sentiu que podia ter vencido. Mas já ultrapassámos isso. Agora, o pensamento foi estarmos concentrados e motivados para o último jogo.»
Auto-avaliação de Bruno Lage: «Ainda temos muita coisa para fazer. Vou percebendo o vosso trabalho cada vez melhor, mas vocês também têm de perceber o meu. Ainda há dois títulos em disputa. Vamos esperar que fiquem atribuídos. Depois, terei todo o gosto em estar aqui e fazer o balanço.»
Futuro e disponibilidade de Amdouni: «O mais importante é as pessoas avaliarem o trabalho que o presidente tem vindo a fazer. Não tem a ver com mais títulos ou menos títulos, a competência da pessoa não muda por isso. Amdouni está fora.»
Surpresas para um novo duelo com o SC Braga: «Conhecemo-nos bem, assim como a evolução das equipas ao longo da época. Temos a capacidade de jogar em vários sistemas e dinâmicas, tal como o Sp. Braga. Jogava num sistema da primeira vez, depois mudou-o. Nos três jogos, houve muitas batalhas estratégias. Não só no meio-campo, também na forma de pressionar. Temos de preparar o jogo da melhor maneira. Escolher e identificar detalhes que, independentemente do sistema, podemos encontrar para tirar partido. Isso está identificado e acredito que do outro lado também esteja. Até vou mais longe para falarmos do jogo: por vezes, a grande capacidade do treinador é convencer os jogadores a jogar de acordo com as nossas ideias, com o que gostamos. No entanto, também é muito importante entender as caraterísticas dos jogadores. E nós temos de saber combinar isso e é o que pretendemos para amanhã novamente.»
Reviravoltas na última jornada e o desejo do Real Madrid sobre Carreras: «Está pronto é para jogar amanhã... Sobre a história, conheço muito bem o historial do Benfica. E o que me apetece dizer neste momento é que temos de estar com muita confiança e acreditar que vamos vencer o jogo. Ao longo da história, há muitos exemplos de finais de época que levaram uma ou outra equipa a vencer o campeonato. Não sei exatamente em que época, talvez 71/72, e o Jaime Graça falava muito disso, não perdeu um único jogo e terminou no 2.º lugar. Temos de acreditar, mas não dependemos apenas de nós.»