
Gazeta Esportiva.com
·19 February 2025
Brasileiros na NBA: veja quem são e como entraram na liga

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·19 February 2025
A NBA se tornou um jogo global e o Brasil se aproveitou desse crescimento. O país já cedeu ao todo 20 atletas para a maior liga de basquete do mundo.
Entretanto, atualmente, o Brasil só conta com um jogador listado no elenco principal de um time da NBA. O país ainda tem outro atleta pertencente a G-League, a Liga de Desenvolvimento.
O ala Gui Santos, de 22 anos, é o único brasileiro na temporada 2024-25 da NBA. O jovem atua pelo Golden State Warriors e é companheiro de Stephen Curry e agora de Jimmy Butler.
No início da temporada, Gui Santos acabou sendo preterido pelo técnico Steve Kerr. Porém, o time enfrentou problemas de lesões e passou por fases inconstantes. Desde então, o brasileiro tem recebido mais minutos na franquia.
João Marcello Cardoso Pereira, o Mãozinha, é outro brasileiro nas quadras da NBA mas faz parte do time de Memphis Hustle, a equipe que representa o Memphis Grizzlies na G-League.
Por ser uma escolha alta de draft, ter frequentado a G-League e ainda ser uma aposta para o time de Golden State, Gui Santos recebe um salário relativamente baixo para os padrões da liga.
De acordo com o site especializado HoopsHype, o salário de Gui Santos nesta temporada é de US$ 1,891,857 milhão de dólares. O jogador ainda tem contrato para 2025-26 no valor de US$ 2,221,677 milhões de dólares mas com opção do time.
Noah Graham / NBAE / Getty Images / Getty Images via AFP
O brasileiro com mais pontos na história da NBA é Nenê Hilário. O ex-pivô é o único do país a passar da marca de mais de 10 mil pontos, tendo feito no total 10.909.
Nenê foi selecionado pelo New York Knicks na 7ª escolha do draft de 2002 mas acabou trocado na mesma noite para o Denver Nuggets. Ao todo, o pivô permaneceu por 18 temporadas na NBA, entre Denver, Washington Wizards e Houston Rockets.
Rolando Ferreira Júnior foi o primeiro brasileiro a atuar pela NBA. O curitibano campeão com a Seleção Brasileira no Pan-Americano de Indianápolis de 1987 foi a 26ª escolha do draft de 1988 do Portland Trail Blazers, onde permaneceu por uma temporada, até 1989.