Jogada10
·26 April 2025
Botafogo x Fluminense: em fases opostas, Paiva e Renato duelam no clássico Vovô

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·26 April 2025
Em momentos opostos desde que assumiram seus respectivos clubes, Renato Paiva e Renato Gaúcho encaram o primeiro clássico neste sábado (26), às 21h (de Brasília), no Nilton Santos. Nesse sentido, o Botafogo tenta reagir para que o português não aumente ainda mais as desconfianças da torcida. O Fluminense, por sua vez, sonha em manter a boa fase para colar na liderança do Brasileirão.
Mesmo com o fraco desempenho, o comandante alvinegro ainda não enfrenta uma pressão interna e tem a confiança do milionário John Textor. Ao longo da semana, o norte-americano deixou claro que acredita no trabalho e que os jogadores ainda não assimilaram o estilo de jogo. Por outro lado, o técnico sabe que necessita fazer o time reagir para não ver o caldo engrossar para o seu lado.
Isso porque ele tem, até aqui, o pior aproveitamento nos oito primeiros jogos de um treinador da Era SAF do Glorioso. O português possui o mesmo aproveitamento de Lucio Flávio (33,3%), com duas vitórias, dois empates e quatro derrotas. O desempenho, inclusive, é pior do que técnicos que tiveram vida curta no clube e irritaram a torcida, como Bruno Lage e Tiago Nunes.
Do outro lado do clássico, Portaluppi ainda não perdeu desde que retornou ao comando técnico do Tricolor, Identificado com o clube e a torcida, o gaúcho fez o time emendar quatro triunfos consecutivos, incluindo a Sul-Americana. Contudo, ele viu os três pontos diante do Vitória escapar nos minutos finais em pleno Maracanã.
Com um calendário apertado e sem tempo para treinar, o técnico preferiu ficar no Rio de Janeiro com os titulares e acompanhar os reservas de longe. Afinal, a equipe de Laranjeiras arrancou um empate, no Chile, com o Unión Española, sob o comando do auxiliar Alexandre Mendes, pela Sul-Americana.
O confronto, portanto, torna-se essencial para a sequência da temporada. O Botafogo soma apenas 5 pontos, na 15ª colocação , e pode entrar na zona de rebaixamento neste rodada. Já o Flu tem 10, na terceira posição, três atrás do líder Palmeiras, que mede forças com o Bahia no dia seguinte.
Para tentar reagir, o Botafogo defende uma escrita de oito partidas contra o arquirrival. A equipe não perde para o Fluminense desde 2022, com um empate e sete derrotas consecutivas. Em outros momentos do clássico Vovô, o Tricolor alcançou essa mesma marca entre 2011 e 2013 e entre 2019 e 2022.
Nesse sentido, o último triunfo da equipe de Laranjeiras sobre o Alvinegro aconteceu no dia 26 de junho de 2022, pelo Brasileirão, no Nilton Santos. Naquela época, o zagueiro Manoel, que perdeu espaço entre os titulares e está atrás na disputa por uma vaga na zaga, estufou a rede e garantiu a vitória por 1 a 0.
Uma das tarefas de Portaluppi será fazer a equipe melhorar o aproveitamento contra os arquirrivais, algo que girou em torno de 24% em 2024. Em suas outras seis passagens pelo Tricolor, o técnico enfrentou o adversário em nove oportunidades, com três vitórias, um empate e cinco derrotas, segundo dados do “O Gol”.
Curiosamente, no Carioca de 2003, o Fluminense goleou o Glorioso por 5 a 0, com Renato Gaúcho à beira do campo e Romário dentro das quatro linhas. O baixinho marcou um hat-trick, enquanto Alex Oliveira e Fábio Bala completaram o marcante triunfo no Maracanã.