Bloco que inclui Flamengo mostra insatisfação com eleição da CBF | OneFootball

Bloco que inclui Flamengo mostra insatisfação com eleição da CBF | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·20 May 2025

Bloco que inclui Flamengo mostra insatisfação com eleição da CBF

Article image:Bloco que inclui Flamengo mostra insatisfação com eleição da CBF

A mudança de apoio no quadro de eleição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que mudou de Reinaldo Carneiro Bastos para Samir Xaud em poucos dias, incomodou alguns clubes do futebol brasileiro — que consideram até a possibilidade de não comparecimento ao pleito. O Flamengo é um deles.

A questão é que Xaud angariou o apoio de 25 federações e se colocou muito próximo de garantir a eleição, restando apenas a necessidade de reforçar esse apoio com alguns clubes. E isso também foi feito, já que Vasco, Botafogo e Palmeiras decidiram apoiar a candidatura do roraimense.


OneFootball Videos


A questão é que havia um bloco de 29 clubes que queriam Reinaldo, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), no posto. Assim, as lideranças desse grupo não aprovaram a decisão dos três times e um racha passou a ser criado, segundo informações do "ge".

A lamentação inicial partiu de dirigentes de Flamengo, São Paulo e Fluminense, entre outros, que manifestaram em grupos de WhatsApp e outras conversas a vontade de "demonstrar união" dos 40 times que atualmente fazem parte das duas primeiras divisões do Brasil.

Seria uma forma de se opor ao bloco das federações, que basicamente domina o sistema eleitoral. O voto delas tem peso 3, enquanto o dos clubes da Série A tem 2 e da Série B, 1. Ou seja, conseguir o apoio das entidades é um passo e tanto rumo à eleição.

Um comunicado em conjunto entre times de Libra e LFU foi divulgado na última segunda-feira (18), exigindo mudanças no futebol brasileiro, mas não deve parar por aí. Os times querem demonstrar o incômodo com a condução do processo, considerado "atropelado".

Vale lembrar que, em eleição recente de Ednaldo Rodrigues, os clubes votaram por unanimidade no dirigente. A imagem ficou ruim, e a intenção agora é rechaçar apoio integral a um mesmo candidato — ainda mais um que os clubes viram surgir de última hora.

Xaud está ciente da insatisfação e já começou a acenar com algumas ideias, como a mudança de data da eleição. Neste momento, porém, os clubes cobram medidas concretas, principalmente uma nova formatação do sistema de votos. A opinião é de que os times ficam de mãos atadas.

"Vamos discutir com todos, nossas decisões têm sido coletivas. Isso reforça a unidade dos clubes. A unidade dos clubes é fundamental para que sejamos reconhecidos como reais protagonistas do futebol brasileiro", disse Alexandre Barcellos, presidente do Internacional.

Enquanto isso, a eleição para a presidência da CBF segue marcada para este domingo, às 10h30 (horário de Brasília), na sede da entidade. Samir Xaud segue como candidato único, e a consagração é tida como mera formalidade. O mandato começa imediatamente e vai até 2029.

View publisher imprint