Hugogil.pt
·9 July 2025
Benfica rompe com Liga e recusa modelo dos direitos TV

In partnership with
Yahoo sportsHugogil.pt
·9 July 2025
O Sport Lisboa e Benfica enviou uma carta a várias entidades – incluindo a Liga Portugal, Governo e partidos com assento parlamentar – a exigir a suspensão imediata do processo de centralização dos direitos televisivos, agendado para entrar em vigor em 2028.
No documento, a SAD encarnada manifesta “preocupações sérias” com a forma como o processo tem sido conduzido, alertando para o risco de uma “aventura mal preparada que corre o risco de destruir valor, reduzir receitas e comprometer de forma duradoura o desenvolvimento do futebol em Portugal”.
Entre as críticas apontadas, destaca-se a ausência de um plano estratégico sólido, a falta de investimento na valorização do produto, a inexistência de modelos testados com operadores, a estagnação na modernização dos estádios e da arbitragem, e a ausência de uma estratégia internacional. O clube denuncia ainda o impacto da pirataria, estimando perdas de 100 a 200 milhões de euros por ano.
O Benfica considera irrealista a meta de receitas anuais de 300 milhões de euros, admitindo que o valor real possa não ultrapassar os 150 a 200 milhões, o que configuraria uma “perda irreparável para todos os clubes”.
Face ao atual rumo, o clube suspendeu a sua participação na comissão da Liga Centralização e pediu audiências urgentes ao Governo e partidos. “Qualquer tentativa de nivelar por baixo prejudicaria não só o Benfica, mas o futebol português como um todo”, sublinha a SAD.