Coluna do Fla
·7 January 2025
In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·7 January 2025
Considerado um dos maiores clubes poliesportivos do Brasil, o Flamengo segue sofrendo mudanças no comando de Bap. Depois de anunciar a contratação do novo diretor de Esportes Olímpicos do clube, Marcus Vinícius Simões Freire, o Fla demitiu Marcelo Vido. O jornalista Mauro Cezar Pereira deu a informação.
Marcelo Vido chegou ao Flamengo no final de 2012 e foi um dos grandes responsáveis pelo salto do clube nos esportes olímpicos. Envolvido, inclusive, diretamente no título mundial de basquete, em 2014. O agora ex-diretor executivo chegou ao Rubro-Negro no período que Alexandre Póvoa, vice-presidente à época, alterou o modelo de gestão de investimentos no setor.
Além disso, Marcelo Vido foi um dos entusiastas para a criação do busto em homenagem a Olivinha, lenda do basquete do Flamengo. A obra foi entregue em novembro do ano passado, com a presença do ex-ala-pivô, que se aposentou em 2024. O ‘Deus da Raça’ é o primeiro atleta dos esportes olímpicos a receber este tipo de lembrança na Gávea.
Ainda nesta terça-feira (07), o Flamengo anunciou a chegada de Marcus Vinícius Freire para a vaga de Marcelo Vido. Na nota publicada pelo clube, o novo diretor é exaltado como “histórico integrante da Geração de Prata do vôlei brasileiro”.
View publisher imprint“Marcus Vinícius traz uma vasta experiência tanto como atleta quanto como gestor. Ex-jogador da histórica “Geração de Prata” do voleibol brasileiro, foi medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, e campeão dos Jogos Pan-Americanos de 1983. Sua trajetória esportiva começou nas categorias de base do Flamengo, onde atuou como atleta mirim em 1976/77, retornando ao clube como jogador adulto nas temporadas de 1987/88 antes de seguir para a Europa”, escreveu o Flamengo. “Foi CEO do Comitê Olímpico do Brasil (COB) entre 2008 e 2016, liderando a delegação brasileira em diversas edições dos Jogos Olímpicos. Foi Diretor Executivo Geral do Fluminense e executivo fundador de empresas digitais. Reconhecido por sua capacidade de implementar modelos de governança e excelência, ele chega ao Flamengo com a missão de modernizar e impulsionar o desenvolvimento dos esportes olímpicos no clube e fortalecer o legado rubro-negro nas modalidades olímpicas”, acrescentou o clube. “Graduado em Economia pela Universidade Cândido Mendes, com MBA’s pela PUC-Rio e IBMEC, Programa executivo da Singularity University e Programa de Desenvolvimento de Conselheiros da Fundação Dom Cabral, Marcus Vinicius combina experiência esportiva com uma sólida formação acadêmica e executiva. O Flamengo segue focado em fortalecer sua estrutura de gestão e garantir o sucesso em todas as frentes, mantendo o compromisso com sua tradição vencedora e visão de futuro”, finalizou a nota rubro-negra.