Esporte News Mundo
·9 July 2025
Bahia elimina o Fortaleza e avança à semifinal da Copa do Nordeste

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·9 July 2025
— Continua depois da publicidade —
O Bahia venceu o Fortaleza por 2×1, em partida válida pelas quartas de finais da Copa do Nordeste, na Arena Fonte Nova, em Salvador, na noite desta quarta-feira (09).
O primeiro gol foi marcado por Willian José, de pênalti, ainda no primeiro tempo, assim como Caio Alexandre, que balançou as redes pouco antes do intervalo. No segundo tempo, Mateus Pereira descontou para o Laion.
O JOGO
1° TEMPO
A partida começou quente, o que foi comprovado com os dois cartões antes do 10 minutos, para os zagueiros Ramos Mingo, do Bahia, e Gustavo Mancha, do Fortaleza.
O primeiro lance de perigo foi aos 08, quando o Leão chegou com Marinho, que finalizou, mas Gilberto afastou.
O Bahia, então, viu que precisava reagir e dois minutos depois, quase abriu o placar, mas Willian José dominou errado, facilitando para o goleiro João Ricardo.
Aos 17, Luciano Juba aproveitou a sobra de bola, após Kuscevic afastar o perigo, e arriscou um belo chute, carimbando a trave do Fortaleza.
O Esquadrão manteve sua postura ofensiva na Arena Fonte Nova e chegou bem com Ademir, que deu uma caneta no defensor do Leão, e invadiu a área do adversário, mas ninguém conseguiu finalizar.
Aos 30, João Ricardo operou um milagre, após cobrança de falta que resultou no cabeceio de David Duarte. O goleiro buscou a bola no ângulo e fez outra intervenção no rebote.
Cinco minutos depois, o juiz foi até o árbitro de vídeo e assinalou o pênalti para o Bahia, depois de Gilberto ser derrubado por Martinez na área.Willian José assumiu a responsabilidade e marcou seu 9º gol na temporada, se isolando como artilheiro do Esquadrão em 2025 e abrindo o placar para o Esquadrão.
O Fortaleza quase empatou aos 49, quando Marinho puxou o contra-ataque e finalizou, mas a bola tocou em Brítez e sobrou para Marcos Felipe fazer uma boa intervenção.
Ao que tudo indicava, as equipes iam para o intervalo com a vantagem mínima para o Bahia. Porém, Caio Alexandre, do Esquadrão, chutou de longe e João Ricardo agarrou, mas soltou, resultando em uma falha e em mais um gol do Bahia na partida, 2×0.
Aos 5 da segunda etapa, Marinho foi acionado pela direita e arrancou para finalizar cruzado com perigo, mas o lance foi anulado por impedimento.
Logo aos 7, o juiz marcou outro pênalti para o Bahia, mas voltou atrás após revisão no VAR.
O Fortaleza melhorou no início do segundo tempo e passou a frequentar o campo de defesa do Esquadrão, sendo recompensado aos 23, quando Mateus Pereira, em seu primeiro jogo pelo time, deu uma bela chapada de fora da área e diminuiu a diferença para 2×1
A equipe se empolgou com o gol e foi para cima. Aos 33, Marinho, em cobrança de falta da intermediária, arriscou, mas o goleiro do Bahia fez a defesa.
Pouco depois, Yako Pikachu, que havia entrado há pouco tempo, finalizou em lance perigoso, mas a defesa do Bahia deu conta.
Aos 43, a bola foi cabeceada por Kuscevic, e quase sobrou para Deyverson, que se esticou mas não conseguiu alcança-la.
O Fortaleza se lançou ao ataque para tentar empatar a partida e evitar a eliminação, empilhando escanteios. No último deles, o goleiro João Ricardo, do Leão, chegou a cabecear, mas não evitou a eliminação de seu time.
Agora, o Bahia encara o Ceará na semifinal da Copa do Nordeste. O Vozão eliminou o Sport após disputa de pênaltis, na Ilha do Retiro.
O Bahia volta à campo no próximo sábado (12), as 21h00, diante do Atlético-MG, na Arena Fonte Nova, pela 13ª rodada do Brasileirão.
O Fortaleza, por sua vez, enfrenta o maior rival, Ceará, às 20h30 do próximo domingo (13), pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.