oGol.com.br
·6 May 2025
Atlético Mineiro supera o Juventude e deixa o Z4 do Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·6 May 2025
Atlético Mineiro e Juventude fizeram um duelo animado no encerramento da sétima rodada do Campeonato Brasileiro nesta segunda-feira, 5, e o Galo levou a melhor, fora de casa, e venceu por 1 a 0.
O resultado foi importante para o Atlético Mineiro, que deixou a zona de rebaixamento e subiu ao décimo lugar do Brasileirão, com 9 pontos. Já o Juventude, com 7 pontos, fica no 15º lugar.
As equipes buscaram o ataque desde os primeiros minutos em duelo intenso. A primeira chance clara foi do Atlético Mineiro, aos 9, quando Natanael recebeu pela direita, chutou cruzado e o goleiro Marcão espalmou. No rebote, confusão na área e a bola saiu tirando tinta da trave. O Juventude respondeu em contra-ataque e Jadson chegou a dar um chapéu em Everson e bater para o gol, mas Fausto Vera conseguiu salvar.
No animado confronto, o Atlético Mineiro mandou a bola para a rede com Rony, que saiu cara a cara com o goleiro e não vacilou. No entanto, o gol foi anulado por impedimento. No lá e cá, o Juventude assustou quando Ewerthon invadiu a área pela direita, cruzou e por pouco Gilberto não completou na pequena área.
O Juventude arriscou algumas vezes de fora da área, e aos 24, Gilberto soltou uma pancada e ia acertando o ângulo se não fosse por Everson fazer uma grande defesa. Do outro lado, o Galo conseguiu ser fatal. Aos 31, Gustavo Scarpa mandou para a área em cobrança de falta, Marcos Paulo se atrapalhou com o goleiro Marcão e acabou marcando contra.
O segundo gol quase saiu pouco depois, quando Caio Paulista invadiu a área de frente para Marcão, acertou a cavadinha e Marcos Paulos se redimiu ao salvar em cima da linha. A pressão na reta final do primeiro tempo foi toda do Atlético, com Caio Paulista e Rubens errando o alvo por pouco em finalizações perigosas.
O Juventude voltou para o segundo tempo com as entradas de Nenê e Batalla, mas o Atlético Mineiro que seguiu maisperigoso. Aos 4, Cuello invadiu a área pela esquerda, bateu cruzado e Marcão defendeu em dois tempos. Aos 10, Cuello arrancou da ponta esquerda, passou por dois marcadores e bateu forte para grande defesa do goleiro.
A busca do Juventude pelo empate foi resumida na pouca criatividade e no excesso de cruzamentos para a área. No contra-ataque, o Atlético Mineiro que quase voltou marcar. Aos 19, Everson fez o lançamento longo para Scarpa, que serviu Natanael e o lateral parou em defesa de Marcão. No rebote, Igor Gomes chutou mal e desperdiçou a chance.
O Juventude conseguiu impor uma pressão e teve um gol de Nenê anulado por toque de mão do atacante Ênio. Nenê quase empatou pouco depois, em pancada da intermediária, mas Everson foi buscar com a ponta dos dedos e salvou o Atlético. Aos 32, o goleiro espalmou mais uma vez após chute de longa distância de Marcos Paulo.
A presença ofensiva do Juventude resultado em um pênalti por toque de mão de Natanael. No entanto, o lance foi anulado por impedimento de Ênio. O time gaúcho foi para a pressão na reta final da partida e nos acréscimos, o VAR chegou a analisar novo pênalti em Tagliari e Everson fez grande defesa após chute de Batalla dentro da área. O Atlético sobreviveu e comemorou a vitória.