Vozes do Gigante
·14 May 2025
As numerosas mudanças no Inter desde a visita ao Nacional em 2023

In partnership with
Yahoo sportsVozes do Gigante
·14 May 2025
Inter versus Nacional, do Uruguai. Este confronto ocorreu em várias edições da Copa Libertadores da América. Em 1980, as duas equipes duelaram na final, enquanto que, em 2006, houve jogos na fase de grupos e nas oitavas de final; no ano seguinte ocorreu um novo encontro na fase de grupos; em 2019, o Colorado voltou a eliminar o Tricolor do Uruguai nas oitavas; e, em 2023, os dois clubes integraram a mesma chave, o que voltou acontecer agora, em 2025.
Em 7 de junho de 2023, ocorreu o último jogo entre Inter e Nacional no estádio Gran Parque Central, situado na capital uruguaia Montevideo. O jogo da quinta rodada – igual ao que acontece neste ano – terminou empatado por 1 a 1. O meia-atacante Alan Patrick fez o gol colorado no minuto 18 do 2º tempo em um bonito chute executado desde a entrada da grande área, mas o jovem atacante Bruno Damiani desviou de cabeça uma bola alçada na área colorada, já nos minutos finais, para empatar o jogo.
O Inter era treinado por Mano Menezes. A equipe do Inter teve esta formação inicial: John; Igor Gomes, Vitão, Gabriel Mercado e Renê; Rômulo e Johnny; Carlos De Pena, Alan Patrick e Pedro Henrique; Luiz Adriano. Reservas utilizados: o zagueiro Rodrigo Moledo, o volante Gustavo Campanharo e os atacantes Wanderson e Alexandre Alemão
Dos 15 jogadores usados pelo Inter naquela partida em 2023, somente três seguem no clube: os zagueiros Vitão e Gabriel Mercado, além do meia-atacante Alan Patrick. No banco de reservas, esteve o atacante Lucca, que pode, inclusive, jogar nesta quinta-feira (15), e é outro jogador que segue no estádio Beira-Rio, fechando a lista de quatro remanescentes.
O goleiro Keiller e o volante Matheus Dias também foram suplentes há dois anos e ainda têm contrato válido com o Inter. O arqueiro está emprestado ao Ceará, ao passo que o meio-campista está cedido ao Nacional, de Portugal. Demais reservas naquele empate por 1 a 1 entre Nacional e Inter: Fabricio Bustos (foi vendido ao River Plate, da Argentina), Thauan Lara (está no Alverca, de Portugal), Charles Aránguiz (Universidad de Chile), Gabriel Baralhas (Vitória) e Jean Dias (Ponte Preta).
Treinado por Álvaro Gutiérrez, o Nacional usou estes jogadores no começo da partida: Sergio Rochet (desde julho de 2023 é jogador do Inter); Leandro Lozano, Fabián Noguera, Diego Polenta e Christian Almeida; Yonathán Rodríguez e Diego Rodríguez; Federico Martínez, Franco Fagúndez e Diego Zabala; Ignacio Ramírez. Suplentes usados: Francisco Ginella, Alfonso Trezza e Bruno Damiani. Destes 14 jogadores, somente Yonathán Rodríguez segue no time uruguaio.