Coluna do Fla
·15 August 2025
Arrascaeta conta segredo de ‘ano artilheiro’ no Flamengo e detalha mudança de postura

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·15 August 2025
Quatorze gols e nove assistências em 38 jogos no ano. Arrascaeta está perto de superar 2019 na quantidade de bolas na rede. Por que, seis anos mais velho, o uruguaio vive temporada mágica atualmente? Em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (15), o camisa 10 contou que está correndo mais do que em temporadas passadas e atua mais próximo do centroavante.
— Sinceramente, sempre tento a ajudar o Flamengo e meus companheiros. Seja com gol ou assistência dentro de campo. Acredito que quando estou bem fisicamente consigo ajudar mais ao time. Mais um ano que tenho feito muitos gols e assistências, contribuído muito com isso, mas também fazendo muitos jogos, que é o mais importante -, disse Arrascaeta.
— Cada jogo se desenha de forma diferente. Tem alguns que ficam mais atrás, então não precisa de mim na construção. Esse ano estou correndo muito mais do que corria antes. Para a gente ficar com a bola e atacar, tem que correr bastante. Nosso time sempre tenta dominar o rival, criar muito volume. Por isso às vezes parece que está mais cansado. Com certeza o rival também tem sua parte e eles estudam também. Eu tenho ficado mais perto da área para finalizar. Por mais que eu seja meia, gosto de fazer gol, sempre chegando na área. O mais mportante é o time criar e a gente converter essas chances -, acrescentou o camisa 10.
O ano mais artilheiro de Arrascaeta no Flamengo foi 2019, com 18 gols. Ou seja, faltam quatro para o uruguaio repetir a marca dos tempos de Jorge Jesus, que terminou com os títulos do Brasileirão e da Copa Libertadores. Mesmo ainda em agosto, 2025 já é a segunda melhor temporada do meia neste quesito.
Quando o assunto é assistência, Arrascaeta está mais longe de conseguir o recorde pessoal. Os anos de 2019 e 2022 estão na liderança, com 19 passes. Na sequência, aparecem 2020 e 2021, com 13. No atual desempenho, o uruguaio deixou os companheiros na boa para marcar em nove ocasiões.
Nos próximos dias, Arrascaeta tentará melhorar os números em Porto Alegre. Afinal, neste domingo (17), o camisa 10 estará à disposição para o jogo do Flamengo contra o Internacional, na 20ª rodada do Brasileirão. Posteriormente, também no Estádio Beira-Rio, o mesmo confronto se repete na Copa Libertadores da América, na quarta-feira (20), pelas oitavas de final.