MundoBola Flamengo
·4 August 2025
Analistas apontam erros de Filipe Luís contra Ceará

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·4 August 2025
O Flamengo ficou no empate por 1 a 1 com o Ceará no último domingo (3), e o técnico Filipe Luís, que tomou algumas decisões polêmicas, se tornou alto de críticas.
Os analistas táticos publicaram avaliações parecidas, apontando para alguns possíveis erros do treinador do Mengão no jogo do Brasileirão, que terminou com um meio-campo composto por Allan, Evertton Araújo e Victor Hugo.
A principal problemática foi a saída de Arrascaeta por lesão, mas Saúl não viveu uma boa noite.
"Arrascaeta não volta, entra Saúl, que tenta interpretar a exata função do Gerson. O Flamengo deixou de ter o Arrascaeta, que com menos espaço, buscaria receber essa bola. Saúl, ainda sem ritmo, não conseguiu emular a mesma coisa", inicia Victor Nicolau, do canal Falso 9.
Além disso, o time errou forçando jogadas pelas pontas.
"O Bruno Henrique e o Plata eram tentadores para bola nas costas da defesa, e o Flamengo começou a abusar disso e perder bola demais. O time começou a acelerar demais e errar demais. Perder território e se incomodar demais com as bolas longas no Pedro Raúl", analisa.
Por fim, Victor fala sobre a alteração de Jorginho.
"Filipe tentou fortalecer o time fisicamente às custas de tirar o Jorginho. O time ficou cada vez menos um time consciente, retentor. O time reteve bem a bola até o começo do segundo tempo, mas quando viciou na aceleração do jogo, deu ruim", comenta.
Para Raphael Rabello, do canal Falando de Tática, Filipe Luís, de fato, tomou decisões ruins. Mas o problema principal foi de desempenho dos jogadores.
"O time não joga bem e tem um segundo tempo ruim por conta de decisões do Filipe Luís que a gente pode questionar, mas os jogadores também. Eles estão dentro de campo, tomando as decisões. Os jogadores do Flamengo proporcionaram um festival de tomada de decisão errada. Não dá só para culpar treinador sempre", alerta.
Apesar disso, ele também critica a forma como Filipe Luís colocou Sául em campo.
"Não gostei da forma como o Filipe colocou o Saúl. Eu colocaria por dentro. Se ele tem um coringa, tem que usar. Pode usar como volante, como 10. Mas colocou na função do Plata, matando a boa dinâmica que tinha no lado direito", comenta.
Mesmo assim, ele lembra que as lesões podem ter dificultado o trabalho do técnico.
"Talvez ele tivesse outras ideias para as mexidas, mas foi obrigado a mexer por conta de lesões. Até acho que ele poderia ter mexido melhor, sim. Mas quando tem duas mexidas por lesão, impacta na estratégia", opina.
No entanto, a entrada de Allan em campo também teria sido um erro, ligado diretamente ao espanhol Saúl jogando mais avançado.
"Allan, também achei que o Filipe errou. Fazia mais sentido baixar o Saúl para jogar como volante, e não colocar o Allan. Não gostei dessa mexida. E aí a gente vê o Allan forçando uma jogada e o Flamengo perdendo a bola", completa. Veja a análise completa abaixo.