Análise: Ramón Diaz faz primeiros ajustes em vitória do Corinthians contra o Criciúma | OneFootball

Análise: Ramón Diaz faz primeiros ajustes em vitória do Corinthians contra o Criciúma | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·17 July 2024

Análise: Ramón Diaz faz primeiros ajustes em vitória do Corinthians contra o Criciúma

Article image:Análise: Ramón Diaz faz primeiros ajustes em vitória do Corinthians contra o Criciúma

Por Iúri Medeiros

O Corinthians venceu o Criciúma por 2 a 1 na noite da última terça-feira. O triunfo, muito importante pensando em luta contra a zona de rebaixamento, ficou marcado pelos primeiros ajustes feitos pelo técnico Ramón Diaz.


OneFootball Videos


Começando pelo esquema, o Timão se comportou em um 4-2-3-1, com Garro atrás de Yuri Alberto, e Romero e Wesley nas pontas. Alex Santana e Raniele formaram uma dupla à frente da linha de defesa.

No momento ofensivo, o Corinthians trabalhou com uma saída apoiada, com os dois zagueiros (Cacá e Gustavo Henrique) tendo suporte de Alex Santana e Raniele. Os laterais (Matheuzinho e Hugo) ganharam mais projeção para atacar, trazendo Wesley e Romero para o centro do campo em alguns momentos.

Garro, apesar de seguir com sua mobilidade habitual, ficou mais próximo de Yuri do que estamos acostumados. Já Wesley deixou de ser apenas o ponta que abre o campo para receber na região central em alguns momentos, em outras condições.

Se o ataque apresentou novas dinâmicas, a defesa seguiu preocupando, especialmente no primeiro tempo. Apesar de ganhar combatividade com Alex Santana, a equipe novamente falhou na proteção da entrada da área e pecou em posicionamento em determinadas ocasiões.

Na reta final de partida, com a vantagem no marcador, Ramón Diaz chegou a testar formação com três zagueiros, justamente para preencher melhor a área no momento de “abafa” do Criciúma. A alternativa deu certo, e o Corinthians praticamente não sofreu depois que anotou o segundo gol.

É cedo para tirar qualquer conclusão, mas a impressão inicial é de um Corinthians que prioriza mais os embates físicos na região central e que conta com os laterais como grandes válvulas de escape no ataque.

Até o jogo contra o Bahia, Ramón e sua comissão técnica terão mais quatro treinos para seguir implementando suas ideias. Como o próprio comandante ressaltou em coletiva, o trabalho está só começando e o time tem muito a melhorar em diferentes fases do jogo.

Os primeiros sinais, porém, são positivos.

View publisher imprint