Gazeta Esportiva.com
·17 January 2025
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·17 January 2025
Por Iúri Medeiros
O Corinthians superou as expectativas na vitória por 2 a 1, de virada, sobre o Red Bull Bragantino. Escalado de forma alternativa para a estreia do Campeonato Paulista, o Timão deu a volta por cima na partida depois de péssimos primeiros 20 minutos e ganhou com autoridade na casa do adversário.
O elenco do Corinthians tem lacunas, é verdade, especialmente no setor defensivo. Mas, inegavelmente, o grupo mostrou que algumas peças menos badaladas podem ser importante ao longo da temporada.
Na zaga, Cacá e João Pedro Tchoca mostraram firmeza, especialmente na proteção de área e nos duelos pelo chão. No meio, Alex Santana ficou encarregado de orientar a saída de bola, baixando para perto dos zagueiros, e se destacou.
Já José Martínez, acostumado a ser o volante mordedor, atuou em posição mais avançada, muitas vezes quase como um ponta pela direita. No ataque, Talles Magno e Romero constantemente trocavam posições e tinham liberdade para circular pelo campo, gerando mais linhas de passe. A dupla não se omitiu em nenhum momento.
O lateral direito Léo Mana não mostrou total segurança e cometeu alguns equívocos com a bola nos pés, mas foi melhorando ao longo do duelo, assim como Hugo, do outro lado.
Pedro Raul, tão questionado ao longo de 2024, mostrou que pode ajudar em um contexto de bola aérea e conseguiu reter mais bolas em relação a Héctor Hernández, que disputou a primeira etapa. O jogador de 28 anos foi coroado com o gol da virada.
Claro que outros atletas podem ganhar espaço nas próximas rodadas do Paulista e ainda tem meninos do sub-20 que devem ser promovidos ao final da Copinha. Não está descartado, até, que o Corinthians se movimente no mercado, apesar do discurso de confiança total no elenco que foi para o jogo de quinta.
Mas fato é que o Corinthians, mesmo sem ter um elenco brilhante, mostra ter peças que podem agregar ao longo da temporada em diferentes posições. Foi só a primeira rodada do Estadual e o RB Bragantino está longe de ser um grande desafio no cenário atual, mas não se pode ignorar o resultado e o contexto das duas equipes.
A vitória do Corinthians tem que ser bastante festejada.