Jogada10
·23 July 2025
Amigos, Alan Patrick e Neymar travam duelo de camisas 10 em Santos x Inter

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·23 July 2025
Amigos de longa data, desde as categorias de base do Santos, Alan Patrick e Neymar se enfrentam nesta quarta-feira (23), quando Peixe recebe o Internacional, pela 16ª rodada do Brasileiro, às 21h30, na Vila Belmiro. Coincidentemente, ambos vestem a camisa 10 de suas respectivas equipes.
Alan Patrick é quase um ano mais velho que Neymar. Nasceu em maio de 1991 e passou a defender o Santos em 2004, quando tinha 13 anos. O amigo, que depois acumulou passagens por grandes clubes da Europa, é de fevereiro de 1992. Neymar se tornou um Menino da Vila no mesmo ano de Alan Patrick.
Assim, o Santos decidiu tomar uma decisão drástica para não deixar escapar cedo os dois. De acordo com Alberto Vieira, técnico dos dois à época, o clube criou duas categorias, uma para cada um. No caso, o time sub-12 para Neymar e o sub-13 para Alan Patrick.
No time profissional, eles atuaram juntos em 28 oportunidades. Neste período, foram 13 vitórias, dez empates e cinco derrotas. Neymar marcou 12 gols e ajudou com sete assistências neste intervalo. Já Alan Patrick balançou a rede cinco vezes. Inclusive, um desses saiu de um passe de Neymar, contra o Once Caldas, pelas quartas de final da Libertadores de 2011, quando o Santos foi campeão. Eles ainda venceram juntos a Copa do Brasil de 2010 e o bicampeonato paulista em 2010 e 2011.
O entrosamento no Santos, inclusive, também foi crucial para a conquista do Sul-Americano Sub-20, pela Seleção Brasileira, em 2011, no Peru. O título valeu vaga para os Jogos Olímpicos de Londres-2012. Apesar de traçarem caminhos diferentes, eles conservaram a amizade. Recentemente, no período de férias, as duas famílias se encontraram.
Neymar precisará deixar amizade com Alan Patrick em segundo plano para tirar o Santos da zona de rebaixamento do Brasileirão – Foto: Raul Baretta/ Santos FC
Recentemente, Neymar ainda apontou o amigo como um dos principais jogadores no futebol brasileiro, em entrevista à Cazé TV. Para ele, o camisa 10 do Inter merece uma convocação para a Seleção.