Portal dos Dragões
·24 July 2025
Alberto e a chegada ao FC Porto: “Estou no meu clube do coração”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·24 July 2025
Alberto Costa foi oficialmente apresentado como novo jogador do FC Porto, após assinar um contrato de cinco anos, após um período de seis meses na Juventus, em Itália.
O lateral-direito de 21 anos expressou a sua alegria ao assinar com «o clube do coração», afirmando que está a realizar «um sonho de criança.»
«É um grande orgulho e um sentimento de realização. Tenho a certeza de que, daqui a alguns anos, me sentirei realizado por estar aqui. Cresci a ver o FC Porto, a minha família é toda do FC Porto e sinto que, agora, estou a realizar um sonho. Lembro-me de que, quando era pequeno, vinha aqui. Não posso deixar de mencionar que estive 11 anos no Vitória SC, que é como uma família, mas o FC Porto é o clube que sempre admirei, por isso agora estou no meu clube do coração. É um sonho.», declarou em entrevistas ao clube.
Alberto reconhece a importância do Vitória de Guimarães na sua formação, expressando a sua «eterna gratidão»: «Foi uma grande evolução. Cresci muito lá e sou eternamente grato ao Vitória SC. Sinto que me acolheram de uma forma incrível e agora estou preparado para este novo desafio.»
O tempo em Turim foi crucial para o seu desenvolvimento, afirmando: «A experiência em Turim fez-me crescer, pois nunca tinha saído de casa ou da minha zona de conforto. Evoluí em vários aspetos e agora venho para aqui como um homem mais preparado, com a ambição de conquistar muito. O futebol italiano é diferente, com uma forte marcação homem a homem e um trabalho físico mais exigente. Sinto-me fisicamente mais preparado para alguns desafios. Foi uma boa experiência, mas agora estou a entrar num palco maior e sinto-me pronto para isso.»
O lateral revela que tem objetivos claros e ambições elevadas: «As expectativas são idênticas às que tinha como adepto, entrar em todos os jogos para vencer e conquistar o maior número de títulos possível.»
Ele reconhece a responsabilidade da sua posição, que foi ocupada por grandes figuras do FC Porto: «Sei que é uma posição que exige grande responsabilidade, mas estou preparado. Conheci o Danilo e o Alex Sandro, mas o Danilo foi uma amizade que construí em Turim. Já o admirava como jogador, agora aprecio-o ainda mais como pessoa. É um grande jogador e uma pessoa admirável.»
«Sou um jogador que gosta de defender e atacar, que adora percorrer o corredor. Gosto de pressionar os adversários e, na defesa, sinto prazer em recuperar a bola. Se puder marcar e dar assistências, ainda melhor», descreveu ao ser questionado sobre o seu estilo de jogo.
Para finalizar, o jovem jogador deixou uma mensagem aos adeptos do FC Porto: «Vou dar o meu melhor para vencer todos os jogos e trazer grandes alegrias ao clube. É para lutar por todos os títulos.»