oGol.com.br
·23 April 2025
Afastado do meio e criticado por Guardiola, Matheus Nunes responde com gols e assistências

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·23 April 2025
Matheus Nunes teve de se reinventar no Manchester City. Adaptou-se a uma nova posição, lutou pelo lugar entre os titulares e vem de boa sequência de jogos, com assistência contra o Everton e gol nesta terça, contra o Aston Villa. O luso-brasileiro, na verdade, vive a temporada mais participativa ofensivamente da carreira.
Vale o contexto: no início do mês, Pep Guardiola concedeu entrevista coletiva explicando o motivo de Matheus Nunes não ser considerado mais no elenco como meio-campista, posição que exerceu toda a carreira.
"Ele pode se tornar um bom lateral direito por causa do físico. Não acho que seja um jogador para o meio, porque não é inteligente o suficiente e não tem a compostura necessária", disse Pep.
Matheus Nunes, então, lutou por um lugar na lateral com Rico Lewis. E conseguiu mais espaço no time titular do que na temporada passada: são 26 jogos como titular, contra 16 em 23/24. Ex-Sporting e Wolverhampton, Nunes também vive uma temporada especialmente positiva no último terço.
Com o gol contra os Villains, o agora lateral chegou a quatro tentos na temporada, igualando a melhor marca da carreira, quando havia feito o mesmo número de gols na temporada 21/22 pelo Sporting. São nove assistências ao todo, e, portanto, 13 participações diretas em gols. A melhor marca da carreira, até então, era de 9 participações diretas, na mesma temporada 21/22 pelos Leões.
Adaptado a nova função, Matheus Nunes vai, aos poucos, conquistando Guardiola. Quando o City enfrento o Sporting na Champions em 2022, Pep chegou a dizer que o luso-brasileiro estava "entre os melhores do mundo". Depois, confessou: "Talvez tenha exagerado um pouco". Agora, depois de descartar Nunes no meio, faz o jogador renascer em nova função. No campo, o lateral direito vai respondendo.