Portal dos Dragões
·25 March 2025
Advogados de Fernando e Sandra Madureira vão apresentar queixa contra subintendente da PSP

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·25 March 2025
O advogado do casal Madureira, na tarde desta segunda-feira, afirmou que o testemunho do subintendente Denis Cruz foi caracterizado por uma “manifesta animosidade” em relação aos arguidos, referindo-se a eles, em três ocasiões, de forma “pejorativa” como “pretorianos”. Gonçalo Cerejeira Namora, o advogado, solicitou a gravação do depoimento do polícia que liderou a investigação da Operação Pretoriano, com o intuito de apresentar uma queixa por injúria.
Durante o testemunho de Denis Cruz, que foi realizado por videoconferência, Sandra Madureira demonstrou descontentamento e expressou repugnância por ser chamada de “pretoriano”, necessitando de ser acalmada pelos seus advogados.
Ao final do depoimento do polícia, o advogado Gonçalo Cerejeira Namora solicitou a emissão de uma certidão “devido à animosidade e à conotação pejorativa” com que se referiu aos arguidos como pretorianos.
A procuradora Graça Ferreira considerou essa interpretação “manifestamente excessiva”. “É verdade que a forma como se expressou foi exacerbada, mas não creio que a testemunha tenha tido a intenção de ofender a honra dos arguidos”, afirmou a procuradora do Ministério Público que supervisiona o inquérito da Operação Pretoriano.
A juíza Ana Dias questionou o advogado sobre o crime em questão. Este, além de referir que a testemunha é um polícia e “não se pode deixar levar”, afirmou que pretendia apresentar uma queixa por injúria. A juíza aceitou o pedido e ordenou a gravação do depoimento do subintendente Denis Cruz, em vez de uma certidão, uma vez que não se tratava de um crime público, mas com vista à apresentação da denúncia por parte de Fernando e Sandra Madureira.