90min
·9 July 2025
A provável escalação do São Paulo contra o Flamengo pela 13ª rodada do Brasileirão

In partnership with
Yahoo sports90min
·9 July 2025
Novo técnico do São Paulo, Hernán Crespo estreia no Brasileirão neste sábado (12), às 16h30 (de Brasília), no Maracanã, quando o time de Luis Zubeldía visita o Flamengo pela 13ª rodada. O líder do campeonato volta a campo pela primeira vez desde a eliminação na Copa do Mundo de Clubes, quando perdeu para o Bayern de Munique por 4 a 2 nas oitavas de final e frustrou boa parte de sua torcida que tinha esperança de avançar mais longe no mata-mata. O sonho do bicampeonato mundial foi adiado e agora o foco nas próximas semanas é em se manter no topo da tabela - são 24 pontos, assim como o Cruzeiro.
O último jogo do São Paulo foi em 12 de junho, quando perdeu por 3 a 1 para o Vasco em pleno Morumbis. Desde então muita coisa mudou além do treinador - o lateral Igor Vinícius, o zagueiro Ruan Tressoldi e o meio-campista Matheus Alves deixaram o clube. Nenhuma contratação foi anunciada, mas há interesse em buscar lateral, zagueiro, meia-atacante e ponta. A diretoria tentou o empréstimo de Biel, do Sporting, mas os portugueses só aceitam vendê-lo, o que é inviável pela situação financeira são-paulina, além do que há concorrência de outros rivais.
O Tricolor Paulista, por sua vez, ocupa a 14ª posição, com 12 pontos, apenas um acima do Internacional, o primeiro dentro da zona de rebaixamento. Sinal de alerta ligado e o argentino recém-chegado tem consciência disso, afinal na apresentação declarou que o primeiro objetivo é a reação imediata no campeonato. Esta será a segunda passagem de Crespo no clube - em 2021 foram seis vitórias, sete derrotas em 25 jogos, além de conquistar o título do Paulistão encerrando um incômodo jejum de conquistas que durava nove anos.
Revelação do Tricolor neste ano, o atacante Lucas Ferreira sente dores no quadril e portanto virou dúvida para o confronto no Rio de Janeiro. A boa notícia é que Lucas Moura e Oscar trabalharam normalmente com o plantel nos últimos dias e podem voltar.O meio-campista Luiz Gustavo (transição após tromboembolismo pulmonar) e o atacante Calleri (cirurgia no joelho esquerdo) estão fora.
Calleri sofreu lesão ligamentar e só deve voltar no final do ano ou em 2026 / Alexandre Schneider/GettyImages
GOL: Rafael – com defesas importantes, o camisa 23 é figura cada vez mais decisiva no time do São Paulo. É o dono da posição no Tricolor.ZAG: Ferraresi – polivalente, o venezuelano já fez a lateral para fechar os espaços. Precisa aprimorar os cruzamentos.ZAG: Arboleda – sofreu com dores musculares no primeiro semestre, mas é um dos pilares do sistema defensivo, bom no jogo aéreo e o mais longevo do elenco.ZAG: Alan Franco – negocia renovação de contrato, tem bom passe e é querido pela torcida.
LAD: Cédric Soares – tem característica mais defensiva, bom na marcação e pode ser mais participativo no terço final.MEI: Alisson – bem nos desarmes e lançamentos, arrisca alguns chutes de média distância e tem qualidade para contribuir na criação de jogadas, afinal atuava mais adiantado na maior parte da carreira. MEI: Marcos Antônio – concorre com Pablo Maia, fato que deixaria Alisson mais solto, renovou contrato recentemente e vem de boas atuações.MEI: Oscar – principal responsável pela articulação de jogadas, tem visão de jogo e bate bem na bola, o que pode ser importante na bola parada.LAE: Enzo Díaz – bom nos desarmes, concorre direto com Wendell, que ainda não engrenou mas chegou com status de estrela pela passagem no futebol europeu.
Oscar é um dos líderes em assistências da equipe, com cinco passes para gols em 2025 / Sports Press Photo/GettyImages
ATA: Lucas Moura – recuperado de lesão no joelho direito, é a principal referência técnica do time.ATA: André Silva – é o artilheiro do time na temporada, reserva imediato de Calleri porque o jovem Ryan Francisco está em fase de adaptação aos profissionais. Recentemente ganhou uma "sombra", Dinenno, que foi elogiado nos últimos treinos.