Última Divisão
·2 July 2025
A história da Placar virou filme

In partnership with
Yahoo sportsÚltima Divisão
·2 July 2025
Ninguém dúvida: a revista Placar é um dos principais pilares do jornalismo esportivo no Brasil. Um pilar tão importante que virou filme.
Trata-se de Placar, A Revista Militante, documentário dirigido por Ricardo Corrêa Ayres e Sérgio Xavier Filho – não por coincidência, dupla de fundamental importância na direção da publicação – e que estreia nos cinemas em 14 de agosto.
Leia também:
O longa conta com depoimentos de nomes consagrados do futebol brasileiro, como Pelé, Zico e Casagrande, e do jornalismo esportivo, como Juca Kfouri, Mauro Beting e Paulo Vinícius Coelho.
Ao longo dos 101 minutos de duração, a obra fala do papel da imprensa na história do Brasil, cobrindo o futebol, mas também abrindo espaço para lutas sociais e políticas em episódios marcantes: o passe livre de Afonsinho, a Democracia Corintiana e a Máfia da Loteria Esportiva, entre outros fatos.
Mas se o documentário celebra acertos, também expõe erros da história da revista. O principal mea culpa diz respeito à postura machista adotada na década de 1990, época da Placar “sexo, futebol e rock ‘n’ roll”, na qual a revista apostava com recorrência em fotos de mulheres seminuas para alavancar as vendas.
Confira o trailer:
Ficha Técnica
Placar, A Revista Militante (2024)
Brasil, 101 min
Direção Geral e Edição: Ricardo Corrêa
Direção e Textos: Sergio Xavier Filho
Direção de Conteúdos: Alfredo Ogawa
Assistente de Direção e Fotografia: Alexandre Battibugli
Distribuição: Kajá Filmes