Glorioso 1904
·3 May 2025
A entrar no último ano no Manchester City, Guardiola deixa certeza: “Vou…”

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·3 May 2025
Durante a presente temporada, Pep Guardiola renovou o contrato com o Manchester City. Em final de contrato, o catalão estendeu o seu contrato até ao final da temporada de 2026/2027. Numa entrevista à ESPN Brasil, o timoneiro do ex Benfica, Bernardo Silva, fez uma revelação sobre o seu futuro no futebol.
Numa conversa, em que passou a pente fino o que alcançou durante toda a sua carreira, quando foi questionado sobre a forma como quer ser lembrado, Guardiola não esteve com meias palavras e atirou: “Quero que se lembrem como quiserem. Depois do meu contrato com o City, vou parar. Tenho a certeza. Não sei se vou aposentar-me, mas vou dar uma pausa”.
Pep Guardiola - Depois do meu contrato com o City, vou parar. Tenho a certeza
Sobre a forma como gostaria de ser lembrado no mundo do futebol, o timoneiro dos citizens assegurou que já fez o suficiente: “Como quero ser lembrado, não sei. Todos os treinadores querem ganhar para poder ter um trabalho memorável, mas acredito que os adeptos do Barcelona, Bayern Munique e Man. City se divertiram a ver as minhas equipas jogar. Acho que nunca devemos viver a pensar se vamos ser lembrados”.
De seguida, revelou que o mais importante para o treinador é perceber que foi bom e que o seu trabalho de facto será recordado: “Quando morremos, a família chora por dois, três dias e adeus, está esquecido. Na trajetória dos treinadores, temos bons e maus, o importante é que os bons fiquem lembrados por mais tempo. Digo-te que o mais importante não é o que pensam de ti, já que passamos muito bem pela vida como jogador. Há novos desafios como treinador, não sei o que vai acontecer no futuro, isso não importa”.
Sobre a atual época, afirmou que é uma questão de aprendizagem: “Foi um ano de muita aprendizagem. Não há apenas uma razão para este ano ter sido difícil, há muitos detalhes, de tomadas de decisões erradas de minha parte. Tem sido um ano de muita aprendizagem para mim. As pessoas pensam que aprendemos mais nas derrotas do que nas vitórias, mas também acho que aprendo nas vitórias. Sabia que haveria algum momento que cairíamos, mas caímos muito. Não esperávamos estar tão longe (do Liverpool), mas não podemos ganhar todas. O que fizemos durante 10, 9 anos foi excecional, mas temos que aprender para buscar entender o que precisamos no futuro”.