A curta história de Anselmí no FC Porto: 21 jogos, 10 vitórias, 6 empates e 5 derrotas | OneFootball

A curta história de Anselmí no FC Porto: 21 jogos, 10 vitórias, 6 empates e 5 derrotas | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·1 July 2025

A curta história de Anselmí no FC Porto: 21 jogos, 10 vitórias, 6 empates e 5 derrotas

Article image:A curta história de Anselmí no FC Porto: 21 jogos, 10 vitórias, 6 empates e 5 derrotas

O argentino Martín Anselmi está prestes a sair do FC Porto sem qualquer prestígio, após um curto período de pouco mais de cinco meses à frente da equipa de futebol, conhecido como a ‘porta pequena’ do Estádio do Dragão.

A confirmação da sua saída será um mero ‘pro forma’, dado que os ‘dragões’ anunciaram hoje que iniciaram negociações com Anselmi para a rescisão do contrato que tinha validade até 2027.


OneFootball Videos


O argentino, que foi contratado na última semana de janeiro para substituir Vítor Bruno – que tinha sido sucedido interinamente por José Tavares – raramente demonstrou o prometido talento, acabando por cometer diversos erros táticos e técnicos, como a insistência em um sistema com três centrais que piorou a defesa e não favoreceu o ataque.

A sua trajetória no Dragão começou de forma conturbada, com a saída problemático do Cruz Azul, o que gerou um litígio jurídico na FIFA, e nunca se estabilizou até o fim, após um desempenho decepcionante no Mundial de clubes, onde o FC Porto não conseguiu avançar para os oitavos de final.

A sua passagem pelos Estados Unidos foi breve, com dois empates, frente ao Palmeiras (0-0) e ao Al Ahly (4-4), e uma derrota para o Inter Miami (2-1). Com apenas dois pontos, o FC Porto foi a pior equipa europeia entre as 12 que participaram na competição.

Anselmi deixa os ‘azuis e brancos’ após 21 jogos, com um registo de 10 vitórias, seis empates e cinco derrotas, terminando a I Liga na mesma posição em que começou, em terceiro lugar, a nove pontos do segundo, o Benfica, e a 11 do campeão, o Sporting. Quando Anselmi começou em janeiro, o FC Porto estava empatado em pontos com os ‘encarnados’ e a seis do ‘leão’.

Durante o seu mandato, o FC Porto foi eliminado da Liga Europa pela Roma no play-off de acesso aos oitavos de final e sofreu uma derrota por 4-1 em casa para o Benfica, um resultado que gerou um descontentamento profundo entre os adeptos, que se manifestaram de forma veemente em Amadora (derrota por 2-0) e, mais recentemente, após o regresso da equipa dos Estados Unidos.

Antes de ingressar no FC Porto, Anselmi tinha dirigido o Unión La Calera no Chile e o Independiente del Valle no Equador, onde conquistou quatro títulos em menos de seis meses: a Taça Sul-Americana (2022) ao vencer o São Paulo (2-0), a Taça do Equador (2022), a Supertaça Equatoriana (2023) e a Supertaça Sul-Americana (2023), após um desempate por penáltis com o Flamengo, dirigido por Vítor Pereira.

O argentino transferiu-se para o Cruz Azul no final de 2024, onde conseguiu elevar o nível competitivo do quarto clube mais titulado do futebol mexicano, embora sem conquistar qualquer troféu.

Fervoroso adepto da metodologia do seu compatriota Marcelo Bielsa, Anselmi deixou os dirigentes e os adeptos do Cruz Azul descontentes com a sua saída abrupta após um empate e uma derrota no início do último ‘Clausura’, não conseguindo um desempenho de sucesso na sua primeira experiência na Europa.

View publisher imprint