oGol.com.br
·9 April 2025
50 participações diretas: Raphinha entra em pódio brasileiro e mira topo na Champions

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·9 April 2025
Raphinha esquece o fracasso da seleção brasileira vestindo blaugrana. Na noite de Champions desta quarta-feira, o atacante contribuiu com um gol e duas assistências na goleada do Barcelona sobre o Borussia Dortmund, e entrou em um seleto grupo de brasileiros na Europa com uma marca impressionante neste século.
Raphinha chegou a 50 participações diretas em gol na temporada: 28 gols e 22 assistências. Neste século, apenas outros dois brasileiros alcançaram pelo menos as 50 participações diretas: Mário Jardel e Neymar.
Na segunda Chuteira de Ouro que ganhou, com a camisa do Sporting, Jardel viveu temporada de 55 gols em 9 assistências em 2001/02. Foram 64 participações diretas. Além de Jardel, que ganhou a Chuteira de Ouro também pelo Porto, em 1998/99, só Ronaldo venceu o prêmio, pelo Barcelona, em 1996/97.
Maior artilheiro da história da seleção brasileira, Neymar passou das 50 participações diretas em gol apenas uma vez no futebol europeu. Pelo Barcelona, na temporada 2015/16, Neymar marcou 31 gols e deu 22 assistências, somando 53 participações diretas.
Raphinha está, portanto, a três participações diretas de superar Neymar como o segundo brasileiro com o maior número de participações diretas em gol com a camisa do Barça. No ano que ganhou a Chuteira de Ouro, Ronaldo somou 47 gols e 13 assistências, chegando a 60 participações diretas, dez a mais que o atual número de Raphinha.
Raphinha ainda terá pela frente pelo menos mais dez jogos na temporada. Se contarmos que o Barça praticamente garantiu vaga na semifinal da Champions com a goleada de hoje (4 a 0), são 12... Tudo para aumentar ainda mais os números e alcançar mais recordes (e um lugar melhor no pódio).
Falando especificamente de Liga dos Campeões, Raphinha é o artilheiro isolado, com 12 gols e o líder em assistências, com 7 passes para gol. É o brasileiro com o maior número de participações diretas em uma edição de Champions, com 19.
Raphinha está empatado com Lionel Messi na quarta colocação dos jogadores com maior participação direta em uma edição da Champions. Na frente deles, estão Robert Lewandowski (15 gols e 5 assistências em 19/20) e Cristiano Ronaldo (16 gols e 4 assistências em 15/16 e 17 gols e 5 assistências em 13/14).
A temporada de Raphinha já é histórica, mas pode ficar ainda mais...