Fala Galo
·22 September 2023
22 de setembro – “Nesse dia de Galo” nascia o goleiro Velloso

In partnership with
Yahoo sportsFala Galo
·22 September 2023
Por: Batinho Marques
Natural de Araras em São Paulo, Wagner Fernando Velloso, ou simplesmente Velloso foi um goleiro que atuou com muito destaque no Palmeiras antes de marcar história no Galo.
Pelo Alviverde, Velloso se profissionalizou em 1989. A chance apareceu com o técnico Emerson Leão, que tinha Zetti e Ivan contundidos naquela oportunidade.
CHANCE NA SELEÇÃO
Com o destaque no time de Leão, chegou à seleção. Porém, uma atuação sem boas lembranças, num amistoso, após a derrota do Brasil para a Espanha em 1990 por 3 a 0 deixou Velloso vulnerável. O paredão perderia pouco tempo depois a condição de titular no Palmeiras. Depois de um tempo parado, jogou no União São João de Araras (SP). Em 1993, por empréstimo, defendeu o Santos e voltou a ter boas atuações, recuperando a confiança e o vigor da carreira.
A partir daí, em 1994, retornou ao Palmeiras e voltou à condição de titular absoluto. Velloso foi destaque do time de Luxemburgo que foi bicampeão brasileiro naquele certame. O arqueiro desempenhou ótimo futebol sendo titular até sua lesão, em 1999, que abriu caminho para outra lenda do Parque Antártica, o goleiro Marcos.
NO GALO
Velloso chegou ao Galo ainda em 1999 e se estabeleceu no gol atleticano até 2004. O moço de Araras vinha naquele momento para substituir o Tetracampeão Taffarel e, já na chegada, conseguiu eliminar o Cruzeiro nas semifinais e levar o Atlético à final do Brasileirão contra o Corinthians.
No ano seguinte (2000), foi campeão mineiro e em 2001 foi também um dos líderes em um dos mais famosos times do Galo que não venceu o Brasileirão, o esquadrão de 2001. Ao lado de Djair, Felipe, Álvaro, Gilberto Silva, Valdo, Guilherme e Marques, o Alvinegro foi batido pela chuva de São Caetano na semifinal daquele torneio. Uma tarde em que um copioso choro, através da forte chuva, deixava o sonho atleticano e o bom futebol ali, na metáfora que inundou a Massa no ABC Paulista.
Em 2004, depois de algumas contusões, deixou o Galo e acertou com o Atlético de Sorocaba (SP). Em 2017, Velloso visitou a Cidade do Galo e se surpreendeu com as mudanças. Em uma entrevista à Galo TV, o arqueiro agradeceu: “Só posso agradecer à torcida, à Galoucura e a tudo que eu vivi aqui.”
Velloso é o quarto goleiro que mais atuou no gol atleticano – 231 jogos – ficando atrás apenas de: João Leite, Victor e Kafunga. Victor, o Santo da Massa, declarou em 2017 que o atual comentarista era uma das suas referências para alcançar à perfeição.
Ficha Técnica
Wagner Fernando Velloso – 22/09/68 – Araras – SP
No GALO 231 jogos; 274 gols sofridos; vice-campeão brasileiro 1999 e campeão mineiro de 2000
NOS OUTROS Campeão Paulista 1993 e 1994; Campeão Brasileiro 1994; Copa do Brasil 1998; Libertadores 1999 – Palmeiras